Cultura

Cultura em Expansão: música e teatro para todas as idades

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Sexta, sábado e domingo são dias de Cultura em Expansão, com a apresentação das peças “O Triângulo Cor-de-Rosa”, de André Murraças, e “Escuridão Bonita”, da associação cultural UMCOLETIVO, e a última atuação do projeto “Obras Portuenses da Década de 20”.

O fim de semana começa no auditório do Grupo Musical de Miragaia, no dia 19 de novembro, sexta-feira, às 19,30 horas, com a estreia no Porto da peça “O Triângulo Cor-de-Rosa”, o espetáculo mais recente de André Murraças. Tendo como ponto de partida Berlim, nos anos 20, cidade-símbolo de modernidade e liberdade, a peça aborda as histórias dos homossexuais perseguidos pelos nazis nas décadas de 30 e 40, enviados, em grande parte, para campos de concentração, e marcados e identificados por um triângulo cor-de-rosa no peito. Através de objetos pessoais, fotografias, cartas, diários, André Murraças levanta algumas questões: “Quem eram, como sobreviveram os tempos enclausurados e como voltaram à vida os que conseguiram escapar ou que foram depois libertados?”

No sábado, 20 de novembro, é a vez do teatro dirigido aos mais novos e do regresso à Associação Nun’Álvares de Campanhã. Com início às 11 horas, “Escuridão Bonita” é um espetáculo da associação cultural UMCOLETIVO, a partir da obra “Uma Escuridão Bonita”, de Ondjaki, e da vontade de contar uma história como as histórias são para ser contadas: “com afetos”. Com dramaturgia de Cátia Terrinca, a peça é uma história repleta de “cheiros, sabores e abraços indolores. Acontece como uma música longa e em segredo, que interrompe o coração, e, por isso, se chama Escuridão Bonita”. Com data dupla, o espetáculo repete-se no domingo, 21 de novembro, no mesmo local e hora.

Também no sábado, às 17 horas, a Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira – Previdência/Torres acolhe a última apresentação do projeto “Obras Portuenses da Década de 20”, uma iniciativa da Sonoscopia no âmbito do Cultura em Expansão que resultou na composição de quatro peças musicais que pretendem refletir a vida nos quatro territórios centrais do programa. Em palco estarão de novo João Dias na percussão, Carina Albuquerque no violoncelo, Clara Saleiro na flauta e Frederic Cardoso no clarinete, a quem caberá a interpretação das obras compostas por Ângela da Ponte (Bouça), Igor C. Silva (Miragaia), José Alberto Gomes (Pasteleira) e Sara Carvalho (Campanhã).

Com programação até meados de dezembro, durante o mês de novembro, o Cultura em Expansão apresenta ainda as performances MB#6 2008 e MB#6 2018 de Miguel Bonneville, o projeto inédito de Amarante Abramovici e Raquel S. denominado “Sardinheira” e a última “Roda de Histórias” de Carlos Marques e Thomas Bakk. A entrada em todas as atividades é gratuita, mediante o levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no local e dia, a partir de uma hora antes do seu início.

Mais informações sobre o programa municipal Cultura em Expansão podem ser consultadas em www.culturaemexpansao.pt.