Cultura

Cultura em Expansão: mais um fim-de-semana repleto de novidades

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Uma escola de acesso gratuito, cinema musicado ao vivo, o lançamento de um livro, uma nova exposição e um concerto ao ar livre. O arranque do mês de julho no Cultura em Expansão chega repleto de novidades.

De 1 a 10 de julho, a Biblioteca Pedro Ivo na Praça do Marquês de Pombal acolhe a iniciativa “ARK Porto – Escola dos Confins e de Nenhures” inscrita no âmbito do projeto europeu Moving Borders, com cocuradoria local de Joclécio Azevedo e Inês Moreira e coprodução Cultura em Expansão e Teatro Municipal do Porto. De acesso gratuito, mediante inscrição através do email paralelo.tmp@agoraporto.pt, a iniciativa desdobra-se numa exposição, conferências, oficinas e caminhadas, constituindo-se como plataforma de análise e reflexão sobre o contexto sociocultural da cidade do Porto.

Já a 2 de julho, sexta-feira, às 19 horas, é a vez de descobrir mais um ato do “Cozinha(s)” que, desta vez, se encontrará no Largo São Pedro de Miragaia. O projeto, com direção artística de Catarina Barros / Teatro Experimental do Porto, levará a palco a criação do ator António Júlio sob o mote "O regresso a casa pode ser o fim de uma festa. Ou o início de uma nova aventura".

No mesmo dia, às 19,30 horas, o Auditório do Grupo Musical de Miragaia receberá a estreia do cine-concerto “O Último dos Homens”, de Friedrich Wilhelm Murnau (1924). Marco fundamental na história do cinema, o filme será musicado ao vivo por Bruno Monteiro, o músico por detrás da one-man band Mr. Gallini e baterista e vocalista de Stone Dead, e Kevin Pires, guitarrista e teclista dos Astrodome, que se fazem acompanhar pelo fotógrafo e videógrafo Ricardo Soares.

Para terminar este primeiro grupo de espetáculos do mês, no sábado, 3 de julho, o MIRA FORUM apresenta, no seu espaço em Campanhã, “Mapa Emocional de Miraflor 3.0”, a partir das 17 horas. O projeto, com direção artística de Manuela Matos Monteiro e João Lafuente, foi criado em 2018, no âmbito do Cultura em Expansão, e visava, inicialmente, desenvolver um trabalho de proximidade com os moradores da rua de Miraflor, em Campanhã.

Através da recolha de memórias e do registo de novas formas de viver a rua, a iniciativa resultou numa plataforma virtual interativa onde se guardam e disponibilizam as histórias da rua. Após ter alargado e aprofundado o seu âmbito de ação a outras ruas da zona, trabalho que lhe permitiu conhecer e intervir na comunidade em que está inserido, em 2021, o projeto ganha vida física, através de uma exposição de fotografia e o lançamento de uma publicação que visa perpetuar a história da zona contada pelos que nela habitam.

Também no sábado, o produtor, compositor e intérprete Rafael Toral atua no Parque da Pasteleira, às 19,30 horas. Em quadrifonia e espaço aberto, o concerto marca a celebração do 30.º aniversário de algumas das peças que integram o seu primeiro disco, “Sound Mind Sound Body”, estando ainda prevista a estreia de versões de outras peças emblemáticas do seu vasto percurso musical.

Com pausa prevista entre 8 e 26 de agosto, o programa Cultura em Expansão apresenta ainda nos próximos fins de semana “Travessia” de Pedro Vilela / CRL - Central Elétrica, na Quinta do Covelo; Krake & Adolfo Luxúria Canibal, no Largo S. Pedro de Miragaia; “Ilhas - uma constelação” de Sara Anjo, no Reservatório da Pasteleira; Ka Baird & Angélica Salvi, na Associação de Moradores da Bouça; “Brado - Encontro de Vozes em Cigano Canto” de Margarida Mestre, Orquestra Ciga-Nos e Comunidades de Contumil e Lagarteiro, na Casa das Glicínias; “Estro/Watts - Poesia da Idade do Rock”, na Associação Nun’Álvares de Campanhã e Associação de Moradores da Bouça; a inauguração do projeto “Oficina (In)Comum” da Ponto Parágrafo e “Transmissão” de Frankão aka O Gringo Sou Eu, no Bairro Pinheiro Torres, na Pasteleira; “ICEBERG - o último espectáculo” do Peripécia Teatro no Complexo Desportivo de Campanhã.

O acesso aos eventos do Cultura em Expansão é gratuito, mas requerem o levantamento de bilhete (até 2 por pessoa) no local e dia, a partir de duas horas antes do início dos espetáculos.

Todas as informações sobre a programação do Cultura em Expansão podem ser consultados no website do programa.