Cultura

Cultura em Expansão oferece um fim de semana de música e teatro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O primeiro fim de semana de setembro do programa Cultura em Expansão leva mais música e teatro à Bouça, Pasteleira e Miragaia.

A primeira paragem acontece na sexta-feira, 3 de setembro, às 19,30 horas, na Associação de Moradores da Bouça, com a atuação a solo do baixista e compositor Massimo Pupillo. Conhecido internacionalmente pelo seu trabalho com a banda Zu, assim como uma série de colaborações com outros artistas de renome, Pupillo tem centrado o seu trabalho no jazz, improvisação, “noise” e “avant-garde”. Ao Cultura em Expansão, traz o projeto “My Own Private Afghanistan”, um espetáculo que assume a forma de cine-concerto, com a projeção de um vídeo construído com base no filme “Afghanistan’69, a partir da qual o músico se desdobra para dar som às imagens captadas no final da década de sessenta por Anna Bavicchi.

Já no sábado, 4 de setembro, é a vez de conhecermos a última apresentação de “COZINHA(S)”, um projeto de Catarina Barros / Teatro Experimental do Porto (TEP), que acompanha o Cultura em Expansão desde 2020. Partindo de um único cenário – uma cozinha completamente funcional instalada na carrinha do TEP – Catarina Barros convidou diferentes artistas a ocuparem, à vez, esse espaço para criarem pequenos espetáculos originais seguindo as regras dispostas num guião e respondendo a um conjunto de estímulos estrategicamente colocados no local. Depois das apresentações individuais, João Miguel Mota, Pedro João, Gonçalo Amorim, Raquel S. e António Júlio voltam agora com as suas criações numa verdadeira “Maratona de COZINHA(S)” que terá lugar no Parque da Pasteleira, às 19,30 horas.

Para terminar o fim de semana, está previsto mais um momento musical ao ar livre, desta vez em Miragaia. Mais de duas décadas depois do lançamento de “Tá-se bem”, o álbum que transformou os Kussondulola na banda de reggae mais popular de Portugal, o líder do grupo, Janelo Axiluanda, estreia-se no Cultura em Expansão, com Kussondulola Systema de Som acompanhado de quatro convidados. Num cenário de interação e partilha permanente com o público, ao lado de Janelo, Selecta Nagga Fire, Man Cris, Marcus Harris e Ras No assumem os comandos desta festa em torno da música de Kussondulola, que pretende ser uma celebração dos 30 anos de carreira da banda, marcados pelo lançamento de vários álbuns e temas intemporais como “Dançam no Huambo” ou “Perigosa”. Com início às 17 horas, o espetáculo terá lugar no Largo de Artur Arcos.

Com entrada gratuita, mediante o levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no local e dia dos espetáculos, a partir de uma hora antes do seu início, o programa Cultura em Expansão apresenta até ao fim do ano uma série de espetáculos a decorrer todos os fins-de-semana.

Para o mês de setembro, estão previstos, na área da música, os concertos de B Fachada, Susana Santos Silva / Impermanence e a estreia do projeto “Obras Portuenses da Década de 20”, de Ângela da Ponte, Igor C. Silva, José Alberto Gomes e Sara Carvalho; na dança, a apresentação de “Wave Dance Lab + 55 Anos”, de Rafael Alvarez com participantes da Pasteleira; e na performance e teatro, “Travessia”, de Pedro Vilela/ CRL - Central Elétrica, “Amor de Perdição”, de Leonor Barata, “Iceberg - O Último Espectáculo” da Peripécia Teatro, e “Altamira 2042” de Gabriela Carneiro da Cunha, no âmbito do Mexe – Encontro Internacional de Arte e Comunidade.

A programação completa do Cultura em Expansão pode ser consultada em www.culturaemexpansao.pt.