Cultura

Cultura em Expansão: mais um fim de semana de espetáculos para todas a idades

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A performance de desenho/instalação “5 minutos para te conhecer” e o espetáculo circense “Los Viajes de Bowa” são as apostas do próximo fim de semana de Cultura em Expansão. Dirigidas a todas as idades, a primeira iniciativa terá lugar em Miragaia no dia 9 julho, e a segunda chegará ao bairro Pinheiro Torres, no dia seguinte, 10 de julho.

Criada pela artista visual Lígia Fernandes, “5 minutos para te conhecer” é uma instalação de retratos, construída ao longo de um encontro, que tem por base a premissa de que o desenho é um instrumento para a conexão humana, uma forma profunda de conhecer o outro. A convite da Confederação, a estrutura parceira do Cultura em Expansão em Miragaia, durante a tarde de sábado, o público será convidado a visitar a sede do Grupo Musical de Miragaia (entre as 14,30 e as 16,30 horas) e a sede do S. Pedro de Miragaia (entre as 17 e as 19 horas), onde estará instalada uma bancada de trabalhos, lugares para se sentarem, serem desenhados, desenharem e montar uma exposição com os retratos de todos os que por ali passarão. A iniciativa contará com a participação do artista Utku Yavasca.

No domingo, é a vez do programa municipal se concentrar no bairro Pinheiro Torres. Para além da segunda data da oficina de fotografia/cianotipia com Paula Preto, que terá lugar entre as 10,30 e 12,30 horas com participação gratuita (mediante a inscrição através do e-mail ceteatrodofrio@gmail.com ou por telefone para 939480708), numa parceria com o Trengo – Festival de Circo do Porto (Erva Daninha), será apresentado o espetáculo “Los viajes de Bowa”, da companhia madrilena La Gata Japonesa.

Dirigida por Lucas Escobedo e interpretada por Elena Vives, fundadora da companhia e artista circense com carreira consolidada mundialmente, este espetáculo conta a história de Bowa, uma nómada, órfã de raízes e sonhos, que um dia encontra uma garrafa com uma mensagem e embarca numa jornada que a mudará para sempre. Construindo-se em torno dos diferentes estados emocionais desta personagem, “Los viajes de Bowa” sustenta-se numa linguagem circense multidisciplinar – malabarismo, magia, manipulação, equilíbrio e acrobacias aéreas –, onde o humor e poesia são características transversais.

Neste último mês da primeira parte da edição de 2022 do Cultura em Expansão, estão ainda previstos os espetáculos “A Guilda do Bonfim”, de Lovers & Lollypops; Jérôme Noetinger & @c; “O vaqueiro que não mentia” do Teatro Tuk-Tuk; “A perturbação de um cidadão exemplar”, de Joana Magalhães / Comédias do Minho; e ainda uma oficina com Pedro Neves no Cerco, no âmbito do projeto TAG.

A entrada em todos os espetáculos do Cultura em Expansão é gratuita, mediante o levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no local e dia da sua realização, a partir de uma hora antes do início. Mais informações sobre a programação prevista até dezembro podem ser consultadas em www.culturaemexpansao.pt.