Cultura

Cultura em Expansão lança website e programação online de acesso gratuito

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

“Uma Coisa Longínqua” do Teatro de Ferro, “Princesa Bruxa” de Ricardo Alves com Mariana Amorim, “Cortes do Porto” de Rui Catalão, “And so...? The end!” de Mariana Tengner de Barros e “Memoratório... do usado e preservado Grupo Musical de Miragaia” da Confederação e Tânia Dinis serão os espetáculos em exibição no novo website do Cultura em Expansão.

A partir de hoje, dia 7 de abril, o programa municipal Cultura em Expansão ganha nova presença online, continuando a sua missão de levar a cultura a todos. Para além de informação sobre as edições anteriores, construindo um arquivo histórico do projeto e valorizando o trabalho empreendido por diferentes agentes da cidade do Porto ao longo dos últimos sete anos, o novo website servirá também de plataforma de difusão da programação, de espetáculos online e outros conteúdos.

O Cultura em Expansão disponibilizará assim uma série de propostas dirigidas a diferentes públicos, apresentando três espetáculos inicialmente programados para o ano de 2020, que não aconteceram como consequência das restrições causadas pela pandemia, assim como uma revisita a “Cortes do Porto”, apresentado no Passos Manuel em dezembro do ano passado, e a estreia de “Memoratório... do usado e preservado Grupo Musical de Miragaia”, adaptado agora a um formato online.

Esta nova secção programática tem início com “Uma Coisa Longínqua”, criação do Teatro de Ferro, e a peça de teatro infantil “Princesa Bruxa”, escrita e encenada por Ricardo Alves e coreografada por Mariana Amorim. Ambas poderão ser visualizadas a partir de hoje até aos dias 20 e 11 de abril, respetivamente.

A partir do dia 13 de abril ficarão disponíveis os espetáculos “Cortes do Porto”, que resultou da residência do encenador Rui Catalão com moradores de Campanhã, e “And so...? The end!”, um solo de dança contemporânea da coreógrafa, bailarina e intérprete Mariana Tengner de Barros. O segundo ficará online até 20 de abril.

“Memoratório... do usado e preservado Grupo Musical de Miragaia”, projeto em torno da história do quase centenário Grupo Musical de Miragaia, desenvolvido pela Confederação - colectivo de investigação teatral em parceria com Tânia Dinis, será apresentado em três momentos a 21 e 28 de abril e a 5 de maio.

Criado em 2014 pela Câmara Municipal do Porto, o Cultura em Expansão é um programa anual de promoção cultural e artística na cidade, que se materializa num vasto número de atividades, de acesso gratuito, nas áreas da música, teatro, cinema, dança e performance. A programação para 2021 foi construída em conjunto com as estruturas parceiras Visões Úteis, Confederação, Teatro do Frio e Sonoscopia, para cada um dos quatro territórios – Campanhã, Miragaia, Pasteleira e Bouça, respetivamente –, e será apresentada em meados de maio, caso as normas de segurança impostas pela DGS nesse período assim o permitam, em data a anunciar brevemente.

A edição de 2021 do Cultura em Expansão terá novamente o mecenato da Mota-Engil SGPS, Fundação Manuel António da Mota e Mota Gestão e Participações, SGPS, SA.

Além do novo website, todas as informações sobre o projeto podem ser acompanhadas no Facebook e no Instagram.