Cultura

Cultura em Expansão lança minidocumentários online

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_minidocumentarios_cultura_em_expansao.JPG

DR

Durante o mês de janeiro, o Cultura em Expansão irá apresentar quatro minidocumentários, da autoria do realizador portuense Vasco Mendes, com foco em quatro dos projetos de cocriação artística com diferentes comunidades que marcaram a edição de 2021. 

Os registos serão lançados no Instagram e Facebook do Cultura em Expansão: o primeiro deles resulta do acompanhamento do projeto “Brado - Encontro de Vozes em Cigano Canto”, que juntou a performer e criadora Margarida Mestre a jovens das comunidades de Contumil e Lagarteiro.

Numa residência que pretendeu expandir para outros públicos o universo cantado dos seus participantes, foi desenvolvido um objeto performativo com base na sonoridade daquilo que são as suas escolhas musicais atuais, lançando uma ponte de inspiração para o futuro da Orquestra Ciga-Nos.

Ao longo do mês serão ainda disponibilizados minidocumentários em torno dos projetos “Wave Dance Lab + 55 Anos”, de Rafael Alvarez, em colaboração com um grupo de participantes da Pasteleira (disponível a 13 de janeiro); “Transmissão”, de Frankão aka O Gringo Sou EU, com a participação de um grupo de jovens, também, da Pasteleira (disponível a 20 de janeiro); e, finalmente, “a-jun-ta-men-to”, do coletivo artístico ondamarela, em colaboração com participantes da Bouça, Campanhã, Miragaia e Pasteleira, ligados ao Grupo Operário do Ruído, Orquestra Comunitário Mundo em Campanhã, S.O.T.A.O. e Associação de Ludotecas do Porto, cuja apresentação final marcou o encerramento da oitava edição do Cultura em Expansão (disponível a 27 de janeiro).

A programação para a edição de 2022, construída em conjunto com as estruturas parceiras Visões Úteis, Confederação, Teatro do Frio e Sonoscopia, para cada um dos quatro territórios – Campanhã, Miragaia, Pasteleira e Bouça –, será apresentada brevemente.