Cultura

Cultura em Expansão fecha novembro com quatro espetáculos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Renato_Cruz_Santos_concerto_cultura_em_expansao.JPG

Renato Cruz Santos

Antes de entrar no último mês de programação, o Cultura em Expansão encerra novembro com mais quatro espetáculos em três dos seus territórios centrais: “Sardinheira” na Bouça, MB#6 2008 e MB#6 2018 em Miragaia, e “Roda de Histórias de Inverno” em Campanhã.

“Sardinheira” é o nome do projeto resultante de um convite da Sonoscopia a Amarante Abramovici e Raquel S. para o desenvolvimento de uma residência artística na (e sobre a) Bouça, no coração da cidade do Porto.

Em forma de percurso, guiado pelas artistas, e com partida na Associação de Moradores da Bouça, na sexta-feira, às 19,30 horas, este é “um passeio pelas ruas contadas e por histórias que, como as sardinheiras, se encontram nos parapeitos e nos passeios” da Bouça, “um lugar onde passeamos hoje e ouvimos uma cantilena que já não existe, onde nos desviamos de multidões invisíveis a sair para fábricas que já fecharam, onde vemos subir pelo ar um balão de São João lançado há décadas”, como referem as autoras.

Já o auditório do Grupo Musical de Miragaia dá palco a dois espetáculos de Miguel Bonneville, no sábado. Criado em 2008, “MB#6” é uma experiência de narração autobiográfica, na qual o artista trabalha sobre a sua história pessoal como momento de profundo encontro existencial entre diversas identidades.

Convidando algumas mulheres que fazem parte da sua vida para falarem sobre si mesmas, sobre as suas experiências relacionadas com o facto de serem mulheres, adultas, artistas, no formato de vídeo-retratos, em “MB#6 2008”, Bonneville devolve ao público essas histórias, numa dobragem ao vivo, que as reúne sob a mesma voz e as funde, tornando-as parte de um único grande retrato.

Dez anos após a criação desta performance, o artista decidiu revisitar o espetáculo entrevistando novamente as mesmas mulheres, e outras que ao longo deste período foram influenciando o seu percurso, de forma a continuar a refletir sobre o que é ser-se mulher hoje. “MB#6 2008” e “MB#6 2018” serão apresentados no auditório do Grupo Musical de Miragaia, no sábado, às 17 e às 19,30 horas, respetivamente.

No domingo, Carlos Marques e Thomas Bakk regressam a Campanhã para a terceira e última sessão dedicada à tradição oral, sob o nome “Roda de Histórias de Inverno”. Novos contos, histórias, cantorias e lengalengas estarão no centro deste espetáculo guiado pela dupla de narradores profissionais, num momento único de partilha, que terá lugar no Pavilhão do Calvário, a partir das 17 horas.

A entrada em todos os espetáculos é gratuita, mediante o levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no dia e local, a partir de uma hora antes do seu início, à exceção de sábado, dia 27 de novembro, em que os bilhetes para ambos os espetáculos poderão ser levantados a partir das 16 horas.

Mais informações podem ser consultadas em www.culturaemexpansao.pt.