Cultura

Cultura em Expansão está de regresso com mais de 70 espetáculos e oficinas gratuitas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Renato_Cruz_Santos_Associacao_Moradores_Bouca_01.JPG

Renato Cruz Santos

Já é conhecida a programação até dezembro da edição de 2024 do programa do Município do Porto Cultura em Expansão. A revelação foi feita no sábado, num evento na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira – um dos seus polos de apresentação – , que contou com a atuação do grupo Diapasão.

Num ano em que assinala dez anos de existência, o programa volta a apostar na continuidade e aprofundamento de relações com os seus territórios centrais e diferentes estruturas e coletivos artísticos da cidade, apresentando mais de 70 espetáculos e oficinas de diferentes áreas artísticas, sempre com entrada gratuita.

Tendo lugar, na sua grande maioria, na Associação de Moradores da Bouça, no auditório do Grupo Musical de Miragaia, na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira e na Associação Nun’Álvares de Campanhã, e diferentes locais adjacentes a estes espaços, as propostas resultam do trabalho de programação das quatro estruturas parceiras do Cultura em Expansão: Sonoscopia (Bouça), Confederação (Miragaia), Teatro do Frio (Pasteleira) e Visões Úteis (Campanhã). Acresce ainda, mais uma vez, a denominada Programação Satélite, que, ao longo do ano, apresentará uma série de projetos, muitos criados de raiz, noutros pontos da cidade.

O arranque é dado já no próximo sábado, dia 9, às 19 horas, com a atuação de Lavoisier na Capela de São José, do Centro Juvenil de Campanhã. Seguem-se o concerto de apresentação do álbum de estreia dos Duques do Precariado, no auditório do Grupo Musical de Miragaia, a 14 de março, às 21h30, as atuações de FM Einheit (ex-Einstürzende Neubauten) na Associação de Moradores da Bouça, a 15 de março, às 19h30, e dos Retimbrar, na Associação de Moradores da Pasteleira, a 16 de março, às 21h30.

O mês de março termina com a primeira apresentação de um dos projetos de destaque para Campanhã, "Orillas Porteñas - Tablao Flamenco", que junta os músicos Fernanda de Córdoba e José El Pajaro Ausina, à "bailaora" Francisca Durão e artistas locais, num espetáculo que irá circular por diferentes bairros. Nesta freguesia, destaque ainda para a atuação de Ana Lua Caiano, a primeira Feira do Livro de Campanhã e a encomenda a Eduardo Breda para a realização de um documentário centrado na companhia Era uma vez… Teatro da APPC - Associação do Porto de Paralisia Cerebral.

O arranque é dado já no próximo sábado, dia 9, às 19 horas, com a atuação de Lavoisier na Capela de São José, do Centro Juvenil de Campanhã

Já o polo de Miragaia, ao longo do ano irá receber, entre outros, "Exercício para performers medíocres" de Tita Maravilha, dois cine-concertos para toda a família, um com Tó Trips e outro com Manuel João Vieira, um segundo momento do projeto de investigação "Memoratório… Miragaia foi à Guerra", com a antropóloga Maria José Lobo Antunes, assim como diferentes oficinas de cerâmica, pintura de azulejos, "kamishibai", máscaras, entre outras.

Na Bouça, para além de um novo espetáculo do Grupo Operário do Ruído, desta feita com direção musical de António Serginho e Carlos Guerreiro, o ano verá nascer uma nova edição do projeto Obras Portuenses da Década de 20, com novos compositores – Fátima Fonte, Fernando Lapa e Rui Penha – e o Carrilhão LVSITANVS e da Torre dos Clérigos, a atuação de Fátima Miranda e um projeto inédito da autoria da dupla Daniel Moreira e Rita Castro Neves denominado "Infantário Revolucionário".

No Bairro da Pasteleira, destacam-se as atuações de Prétu/Xullaji, uma série de Rotas previstas para as ruas do bairro, e que juntarão diferentes músicos e um contador de histórias, e o projeto "Frente-a-frente", que juntará Inês Campos e Vahan Kerovpyan a um emblemático habitante do território. Este ano, a programação do Teatro do Frio, volta ainda a estender-se ao Bairro Pinheiro Torres, com diferentes projetos, entre os quais "Este lugar que é o meu", guiado pelo rapper Deau e destinado a jovens da Escola Leonardo Coimbra - Filho.

Num ano em que assinala dez anos de existência, o Cultura em Expansão volta a passar por Miragaia, Bouça, Pasteleira e Campanhã

Finalmente, no âmbito da Programação Satélite, para a celebração da Revolução de Abril está previsto um concerto especial, que irá juntar Luca Argel ao Grupo de Canto Alentejano do Orfeão Universitário do Porto, destacando-se ainda uma nova criação do Grupo de Teatro Comunitário do Bonfim – "A Democracia é um Ensaio! Utopias à Escuta" – e o projeto "Enxerto", que irá promover o trabalho colaborativo entre a Banda Marcial da Foz do Douro e Nuno Aroso, o Rancho Folclórico de Paranhos e Daniela Leite Castro, e o Coro Sénior da Fundação Manuel António da Mota e Rita Campos Costa.

10 anos a criar memórias

Para celebrar os dez anos desde a sua criação em 2014, o Cultura em Expansão lançará, ao longo do ano, uma série de dez testemunhos em vídeo, da autoria do realizador Vasco Mendes, que pretende ser uma pequena viagem pelas memórias e experiências daqueles que, ao longo de uma década, têm participado e assegurado a concretização deste vasto programa cultural do município.

Toda a programação do Cultura em Expansão pode ser consultada em www.culturaemexpansao.pt.