Cultura

Cultura em Expansão entra no último mês de programação com música, teatro e dança

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Renato_Cruz_Santos_CeE_Atlas_Intrumentos_Utopicos_Ignaz_.JPG

Renato Cruz Santos

Depois de oito meses pela cidade, a 9.ª edição do Cultura em Expansão entra agora na reta final, com música, dança e teatro até meados de dezembro.

O primeiro espetáculo do mês terá lugar na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira e colocará, de novo, em palco o Grupo Operário do Ruído. Criado pela Sonoscopia em 2020, este projeto de criação musical colaborativa, aberto a todos, tem vindo a surpreender com as suas originais atuações, a partir do denominado “Atlas de Instrumentos Utópicos”, um conjunto de instrumentos musicais insólitos.

Depois do trabalho de residência com o artista sonoro Ignaz Schick, que resultou numa atuação em maio deste ano, apresentam-se agora com um novo espetáculo, com direção musical própria. A atuação realizar-se-á no sábado, 3 de dezembro, às 21h30.

Já no fim de semana que se segue, a 10 de dezembro, os Bonecos de Santo Aleixo chegarão a Miragaia, em dose dupla. Entre as 10h30 e as 17h30 serão protagonistas de uma oficina, de participação gratuita, seguindo-se a apresentação do espetáculo “Auto do Menino Jesus”, às 21h30. As duas atividades terão lugar na Igreja de São Pedro de Miragaia. No dia seguinte, domingo, 11 de dezembro, o programa rumará até à Associação Nun’Álvares de Campanhã com um espetáculo que será também um convite à dança: “Nu Meio - Bailão”, de Filipa Francisco e Bruno Cochat.

A edição deste ano do Cultura em Expansão termina com uma espécie de romaria. Durante um dia, a 17 de dezembro, os quatro polos do Cultura em Expansão abrirão as portas com quatro espetáculos, a começar pelo auditório do Grupo Musical de Miragaia, que acolherá a peça “Famílias”, de Costanza Givone (11h00), seguindo-se a Associação de Moradores da Bouça, onde atuarão os Gala Drop (17h00), a Associação Nun’Álvares de Campanhã, em que será apresentado “Morrer no Teatro”, de Alex Cassal (19h30), e, finalmente, a Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira, que será palco de um concerto de celebração com Barrako 27, Berna, Dealema e Keso, sob coordenação musical de Maze: “Granito: o rap do Porto” na Pasteleira (21h30).

A entrada em todos os espetáculos é gratuita, mediante levantamento de bilhete (máximo dois por pessoa) no dia e local dos eventos, a partir de uma hora antes do seu início. Mais informações sobre a programação podem ser consultadas em www.culturaemexpansao.pt.