Cultura

Cultura em Expansão encerra primeira parte da programação com teatro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Patrick_Esteves_A_Perturbacao_Cidadao_Exemplar.JPG

Patrick Esteves

A Perturbação do Cidadão Exemplar” é a aposta deste fim de semana de Cultura em Expansão, com apresentação na Pasteleira.

Com encenação e direção artística de Joana Magalhães, a mais recente produção das Comédias do Minho, “A Perturbação do Cidadão Exemplar”, estreou no fim de junho, em Paredes de Coura. Tomando como inspiração uma das estórias mais célebres de Herman Melville, “Bartleby”, este espetáculo coloca em arena de combate o conceito de trabalho, tal como hoje o conhecemos. Para construir a dramaturgia, Joana Magalhães utilizou excertos de um texto original de Gonçalo M. Tavares (“A perturbação do Cidadão Exemplar”), bem como de outros textos de Ricardo Neves-Neves (“A ilha do desporto”), Rui Pina Coelho (“Estética, resistência e melancolia”) e Bob Black (“A abolição do trabalho”).

Em cena, dois atores e três bailarinos constroem a história desta perturbação, fazendo suar o discurso no corpo, ao ritmo frenético de uma bateria. Pela primeira vez no Porto, “A Perturbação do Cidadão Exemplar” será apresentado ao ar livre, no Ringue da Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres, nesta sexta-feira, 29 de julho, às 21,30 horas.

Estava igualmente prevista a apresentação na Associação Nun’Álvares de Campanhã, no sábado, 30 de julho, do espetáculo “Nu Meio - Bailão” de Filipa Francisco e Bruno Cochat. Por motivo de doença, contudo, a sessão foi adiada para data a anunciar oportunamente.

A entrada é gratuita, mediante o levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no local e dia da sua realização, a partir de uma hora antes do início.

Com programação prevista até dezembro, após uma breve pausa de verão durante o mês de agosto, o programa Cultura em Expansão regressa em setembro com mais espetáculos na Bouça, Campanhã, Miragaia e Pasteleira. Mais informações podem ser consultadas em www.culturaemexpansao.pt.

Notícia atualizada às 12,56 horas de quinta-feira, 28 de julho