Cultura

Cultura em Expansão despede-se com a celebração daquilo que nos une

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

“Há algo em comum entre as pessoas que se juntam, que se encontram no mesmo local ao mesmo tempo. Mas olharão para a mesma coisa? Verão o mesmo? Sentirão algo parecido?”. Eis o pressuposto que levou à criação do espetáculo “a·jun·ta·men·to” que fechou o ciclo de mais um Cultura em Expansão, este sábado, no Rivoli.

Levado a palco pelo coletivo ondamarela, o projeto reuniu as comunidades da Bouça, Campanhã, Miragaia e Pasteleira, os quatro territórios centrais do programa municipal, numa “criação colaborativa a partir das partilhas, ao longo de meses, do ajuntamento que são os seus participantes” e oferece ao público “esta ideia de que se faz arte com tudo, com o dia-a-dia, com as pessoas e com o seu olhar”.

“a·jun·ta·men·to” é o resultado de quase dois anos de trabalho, sob a luz do confinamento obrigatório trazido pela pandemia, e reflete “os desejos, as angústias, as emoções” dos vários participantes, entre eles a Associação de Ludotecas do Porto, o Grupo Operário do Ruído, a Officina de Teatro Popular, a Orquestra Mundo em Campanhã e o S.O.T.A.O. Teatro., assim como “elementos em comum, os elos que formam as pessoas que se juntam, que olham, que veem e que sentem”

O espetáculo no Rivoli encerrou a oitava edição do Cultura em Expansão, um projeto da Câmara do Porto que arrancou em 2014 e que este ano apresentou 68 espetáculos, entre dança, performance, música e teatro, com uma forte aposta nos projetos de criação e residências artísticas juntos das populações residentes em quatro territórios da cidade ao longo de seis meses.