Cultura

Cultura em Expansão de volta com 68 espetáculos até ao fim do ano

  • Cláudia Brandão

  • Notícia

    Notícia

Mantendo a missão de levar a cultura a todo o lado, a oitava edição do programa municipal Cultura em Expansão reforça o número de projetos de criação e residências artísticas. Os protagonistas continuam a ser as comunidades da Pasteleira, Miragaia, Bouça e Campanhã, mas vai haver espetáculos um pouco por todo o lado, num total de 68 eventos, que vão do cinema à dança, da música ao teatro e performance. A cultura expande-se pela cidade de maio a dezembro.

“À medida que vamos compreendendo o território do outro, vamos percebendo que ele não é homogéneo, que cada território tem uma realidade completamente diferente e, por isso, é tão importante que este programa continue a desbravar a cidade, fazendo dela uma cidade brava, contestando-a, discutindo-a”, é uma certeza em jeito de desafio, sublinhada por Rui Moreira em mais um Cultura em Expansão.

A iniciativa que o presidente da Câmara do Porto considera, não uma vítima da pandemia, mas um náufrago, depois de parte do programa da edição do ano passado ter transitado para 2021, foi apresentada ontem na Associação Nun'Alvares, em Campanhã. “Não houve desperdício, houve ganhar tempo”, garantiu Rui Moreira.

Recordando o início do projeto, quando o, na altura, vereador Paulo Cunha e Silva, recusou o nome “cultura fora de sítio” porque “todo o sítio é um sítio”, Rui Moreira agradeceu todo o trabalho desenvolvido pelo coordenador da programação, Guilherme Blanc, que assumiu a direção artística do Batalha Centro de Cinema.

O coordenador referiu-se ao Cultura em Expansão como “um espelho muito cristalino da sua visão [de Rui Moreira] para a cultura da cidade porque é um projeto bondoso, mas crítico, altamente comprometido com as pessoas, com os artistas, um projeto de grande investimento financeiro, mas também simbólico e ético”. “É um dos programas mais belos e mais bem articulados no nosso contexto”, afirmou Guilherme Blanc.

Nesta sua oitava edição, o Cultura em Expansão irá centrar novamente a programação – construída em parceria com o Teatro do Frio, Visões Úteis, Confederação e Sonoscopia – em quatro polos principais: a Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira-Previdência/Torres, o Grupo Musical de Miragaia, a Associação de Moradores de Bouça e a Associação Nun’Álvares de Campanhã.

Residências artísticas e oficinas de participação gratuita

A cultura começa já a 28 de maio, com o “Cozinha(s)”, pelo Teatro Experimental do Porto (TEP), na Bouça, e, no dia seguinte, Pedro Lamares e Lúcia Moniz interpretam, em Campanhã, "Para atravessar contigo o deserto do mundo", a partir da amizade e cartas trocadas entre Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena.

Entre as 14 residências artísticas previstas, destacam-se “Para Vós”, de Cláudia Dias e “Wave Dance Lab + 55”, de Gonçalo Alvarez, ambas dirigidas às comunidades seniores, de Campanhã e Pasteleira, respetivamente; “Silvar”, um projeto do baterista Ricardo Martins com a Banda Marcial da Foz do Douro; “Brado – Encontro de Vozes em Canto Cigano”, de Margarida Mestre em cocriação com a Orquestra Ciga-nos e as comunidades de Contumil e Lagarteiro; “A-JUN-TA-MENTO”, da ondamarela com grupos dos quatro territórios foco do Cultura em Expansão, assim como “Travessia”, um projeto da CRL - Central Elétrica com a comunidade brasileira residente no Porto.

O programa oferece, ainda, três oficinas de participação gratuita com Cláudia Dias, no âmbito do projeto “Segunda-feira: ATENÇÃO À DIREITA!”; José Quevedo, em torno do Teatro Lambe-Lambe; e José Gil (S.A. Marionetas), que partilha com o público a tradicional arte do Teatro Dom Roberto.

O calendário inclui também os concertos de B Fachada, Pop Dell’Arte, Maria João/Ogre Electric, DJ Marfox, Angélica Salvi e Alexandre Soares (Três Tristes Tigres), espetáculos de verão ao ar livre, e uma série de iniciativas em diferentes pontos da cidade.

O final da apresentação, onde estiveram presentes o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, os vereadores Catarina Araújo, Cristina Pimentel, Fernando Paulo e Pedro Baganha, a vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, e o presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Ernesto Santos, teve direito a música com a atuação de JP Simões & Amigos, numa homenagem a José Mário Branco. O espetáculo fez parte do programa do Cultura em Expansão do ano passado, na Associação de Moradores da Bouça.

Todas as informações sobre o programa podem ser acompanhadas no website, lançado em abril com oferta de programação de acesso gratuito, assim como nas redes sociais Facebook e Instagram.