Cultura

Cultura em Expansão com teatro online e cinema em Campanhã

  • Notícia

    Notícia

#Tiago_de_Jesus_Bras_Colecao_Amantes.jpg

Tiago de Jesus Brás

No seguimento de um parecer desfavorável da Administração Regional de Saúde do Norte / Agrupamento de Centros de Saúde do Porto Ocidental, relacionado com o atual contexto epidemiológico, a agenda do programa Cultura em Expansão para este fim de semana teve de ser alterada. A peça de teatro programada para sexta-feira irá afinal decorrer online e o concerto de sábado foi cancelado, enquanto a sessão de cinema de domingo se mantém.

"Colecção de Amantes", espetáculo que apresenta uma das muitas coleções de Raquel André, vai então ser apresentado virtualmente e não no Auditório do Grupo Musical de Miragaia, como previsto. Depois de compilar espetadores, colecionadores e artistas, este novo arquivo reúne mais de 200 amantes de diferentes nacionalidades, géneros e idades, pessoas que em diversos países aceitaram encontrar-se com a criadora em apartamentos desconhecidos para ficcionar uma intimidade. Na peça, musicada por Noiserv, poderão ver o cruzamento da artista com vários portuenses.

Para sábado estava marcado um concerto de Lena d'Água na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira, mas as novas restrições pandémicas levaram, infelizmente, ao seu cancelamento.

Já a proposta para a noite de domingo mantém-se. O Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã receberá a terceira e última sessão do ciclo de cinema Campanhã é a minha casa. Desta vez, o público poderá (re)ver o documentário de Manoel de Oliveira "Douro, Faina Fluvial", musicado ao vivo pela portuense Ana Deus (das bandas Três Tristes Tigres, Ban e Osso vaidoso) e o carioca Luca Argel. Antes, serão exibidas duas curtas metragens, uma de Sónia Amen e outra de Edgar Pêra.

Os dois eventos começam às 21,30 horas e, como é habitual, têm acesso gratuito. Na página de Facebook do Cultura em Expansão encontrarão informação sobre a transmissão de "Colecção de Amantes", enquanto para o cinema é necessário levantar bilhete (disponível a partir das 19,30 horas no Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã).