Cultura

Cultura em Expansão apresenta “Vizinhança Ferida” na Praça da Alegria

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Mario_Siniawski_Vizinhanca_Ferida.JPG

Mario Siniawski

Na próxima quinta-feira, 14 de abril, o Cultura em Expansão, numa coprodução com a associação MEXE, apresenta “Vizinhança Ferida”, um espetáculo de teatro popular, da companhia argentina Matemurga, que parte das histórias dos moradores de Villa Crespo, em Buenos Aires.

Interpretado por mais de 20 vizinhos, o espetáculo reflete sobre as mudanças ocorridas no bairro ao longo do tempo. Os vizinhos reúnem-se para preparar um jantar que reflete a sua diversidade, questionando a recorrente alteração da paisagem citadina num vaivém de demolições e reconstruções habitacionais. A celebração deste jantar mimetiza a ideia de comunidade, numa reunião de vizinhos, suas memórias e anseios.

Para além desta apresentação, nos três dias que a precedem, o MEXE, através do grupo de Teatro Comunitário das Fontainhas que dinamiza, promove um intercâmbio com o grupo argentino, propondo uma oficina de teatro e canto comunitário aberta à comunidade. Com orientação de Edith Scher, Diretora Artística de Matemurga, a oficina desdobra-se em três sessões entre os dias 11 e 13 de abril, entre as 20 e as 22 horas no Sporting Clube de S. Vítor (Rua de S. Vítor, 122), atual sede do MEXE. Desta oficina farão parte o Grupo de Teatro Comunitário das Fontaínhas e todos os curiosos por este modo de fazer, criar e pensar coletivo. De acesso gratuito, as inscrições nesta oficina deverão ser feitas por inscrição prévia através de contacto telefónico e email (917 040 018 ou producao.mexe@gmail.com).

Durante o mês de abril, a programação do Cultura em Expansão inclui ainda “Se eu vivesse tu morrias” de Miguel Castro Caldas, na Associação Nun’Álvares de Campanhã, no dia 21, e a atuação de Lena d’Água, na Associação de Moradores da Bouça, a marcar a celebração do 25 de abril.

A entrada em todos os espetáculos do Cultura em Expansão é gratuita, mediante o levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no dia e local, a partir de uma hora antes do seu início. Mais informações sobre o programa podem ser consultadas em www.culturaemexpansao.pt.