Cultura

Cultura em Expansão apresenta trabalho de mais duas residências no próximo fim de semana

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Entre os dias 23 e 25 de julho, o Cultura em Expansão apresenta o resultado de mais duas das residências artísticas que compõem a programação em 2021: Ka Baird e Angélica Salvi na Bouça, e Margarida Mestre em colaboração com as comunidades ciganas de Lagarteiro e Contumil em Campanhã.

A 23 de julho, a Associação de Moradores da Bouça recebe, a partir das 19,30 horas, Ka Baird e Angélica Salvi, numa atuação única resultante do trabalho de colaboração que está a ser desenvolvido entre as duas artistas.

Mais conhecida como uma das fundadoras e membro do projeto avant psych Spires That in The Sunset Rise, a multi-instrumentista Ka Baird é hoje uma das mais singulares vozes do panorama da música experimental, combinando a sua abordagem única a instrumentos seculares como a voz, o piano ou flauta com o processamento eletrónico, e sendo reconhecida por performances ao vivo intensas, em que a sua presença física espelha toda a sua música, contribuindo para uma leitura mais profunda de todo o seu trabalho. Em residência na Sonoscopia, ao abrigo de uma Bolsa InResidence – programa de financiamento da Câmara do Porto a projetos de residência artística –, Ka Baird junta-se agora, no âmbito do Cultura em Expansão, a Angélica Salvi, harpista espanhola radicada no Porto, num trabalho que surge como uma oportunidade única de junção de duas vozes com abordagens similares, na descoberta de novos caminhos musicais e expressivos que, para além da atuação, compreende ainda a edição de um disco previsto para ser lançado até ao final do ano.

Já nos dias 24 e 25 de julho, às 17 horas, a Casa das Glicínias dará palco ao espetáculo “BRADO – Encontro de Vozes em Cigano Canto”. Criado pela performer e criadora na área da voz e coro Margarida Mestre, em colaboração com as comunidades de Lagarteiro e Contumil, no Porto, este espetáculo parte do canto cigano, tendo nele o seu foco, embora resulte em novas composições, ao imprimir à tradição conjugações inesperadas, jogos de harmonia, novas dinâmicas e suspensões de pormenores. Fazendo eco e dando lugar a vozes que penetram espaços deixados vazios, BRADO pretende torná-las mais amplas e audíveis a espectadores não habituais, devolvendo a estas comunidades a escuta da sua identidade, que aqui se torna protagonista. Com orientação e orquestração a cargo de Margarida Mestre, será interpretado pelos elementos que estão na base da sua criação.

À semelhança de todos os eventos do programa Cultura em Expansão, a entrada nestes espetáculos é gratuita, mas com lotação limitada, requerendo o levantamento de bilhetes (até dois por pessoa) a partir das duas horas que antecedem a atuação.

A programação completa do Cultura em Expansão 2021 está disponível no site.