Cultura

Cultura em Expansão apresenta quatro novos espetáculos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Esta semana, o Cultura em Expansão volta a apostar na diversidade artística em diferentes pontos da cidade. Para além das estreias dos projetos “Travessia”, de Pedro Vilela/CRL - Central Elétrica, e “Obras Portuenses da Década de 20”, de Ângela da Ponte, Igor C. Silva, José Alberto Gomes e Sara Carvalho, o programa municipal promove ainda o concerto de Susana Santos Silva / Impermanence e a performance “Amor de Perdição” de Leonor Barata.

Coproduzido com o programa municipal Cultura em Expansão, “Travessia” dá continuidade à linha de projetos de território e reflexão sobre o Porto que André Braga e Cláudia Figueiredo têm desenvolvido, com destaque para as cinco edições de “Espírito Lugar” apresentadas no Cultura em Expansão, em anos anteriores. Tendo como ponto de partida o encontro com cerca de 50 pessoas de nacionalidade brasileira a residir no Porto, que resultou na reunião de narrativas e testemunhos sobre a cidade a partir do seu ponto de vista, “Travessia” pretende repensar a noção de identidade. Sob a forma de percurso, o espectador é convidado a participar em 4 trajetos, que intercalam depoimentos pessoais e dos performers, “procurando traçar diferentes caminhos capazes de revelar o que está oculto nas teias da memória desta tensa relação histórica entre Brasil e Portugal". O espetáculo será apresentado entre os dias 16 e 19 de setembro, sempre às 18,30 horas, na Quinta do Covelo.

Na sexta-feira,17 de setembro, a trompetista, improvisadora e compositora Susana Santos Silva e o seu coletivo Impermanence apresentam “The Ocean Inside a Stone”, na Associação de Moradores da Bouça, às 19,30 horas. Com uma música que deambula entre universos musicais aparentemente distintos e dispersos mas que são unificados na impermanência de tudo o que existe, Susana Santos Silva é hoje figura de relevo do jazz e da música contemporânea. O seu projeto Impermanence conta, à data, com dois álbuns de originais, sendo o mais recente “The Ocean Inside a Stone”, lançado em 2020 pela Carimbo Porta-Jazz, o ponto de partida para esta atuação no Cultura em Expansão.

Por sua vez, no sábado, 18 de setembro, às 19,30 horas, é apresentado o resultado do projeto de composição musical “Obras Portuenses da Década de 20”. Partindo dos quatro territórios centrais do Cultura em Expansão, foi feito um convite a quatro compositores portuenses para uma reflexão, traduzida na forma de música, que espelhasse aquilo que é a vida no Porto de hoje. O resultado, da autoria de Ângela da Ponte (na Bouça), Igor C. Silva (em Miragaia), José Alberto Gomes (na Pasteleira) e Sara Carvalho (em Campanhã) será agora conhecido, na Associação Nun’Álvares de Campanhã, naquele que é o primeiro de quatro concertos de apresentação em cada um dos territórios, contando com a interpretação ao vivo por parte de um quarteto escolhido para este projeto — João Dias na percussão, Carina Albuquerque no violoncelo, Clara Saleiro na flauta e Frederick Cardoso no clarinete.

Já no domingo, 19 de setembro, às 11 horas, o Auditório do Grupo Musical de Miragaia acolhe a conferência/espetáculo “Amor de Perdição” da autoria da coreógrafa e performer Leonor Barata, a partir do célebre romance homónimo de Camilo de Castelo Branco. Apresentando-se no formato geral de conferência académica, o espetáculo usa este artifício para transportar o público para o da criação artística, promovendo o cruzamento destes dois universos. À medida que conta a trágica história deste triângulo famoso da literatura portuguesa, Leonor Barata revisita a vida de Camilo e tenta possíveis cruzamentos biográficos com a sua produção literária.

Todos os espetáculos têm entrada gratuita, mediante o levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no local e dia, a partir de uma hora antes do seu início.

Para o mês de setembro, está ainda prevista a apresentação de “Iceberg - O Último Espectáculo” da Peripécia Teatro, assim como “Altamira 2042” de Gabriela Carneiro da Cunha, no âmbito do Mexe - Encontro Internacional de Arte e Comunidade.

A programação completa do Cultura em Expansão pode ser consultada aqui .