Cultura

Cultura em Expansão apresenta programação para 2022 com concerto de Rui Reininho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_mimi_sa_coutinho_II_01.JPG

DR

A nona edição do programa municipal Cultura em Expansão está quase a arrancar. A apresentação da programação prevista para 2022 acontece já no próximo dia 16 de fevereiro, às 19,30 horas, na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres, e contará com a atuação de Rui Reininho, que traz a palco o seu recente disco “20.000 Éguas Submarinas”.

O Cultura em Expansão é um programa anual de promoção cultural e artística, criado em 2014 pela Câmara do Porto, que se materializa em diferentes iniciativas em associações de moradores, coletividades e diferentes espaços por toda a cidade. Com o objetivo de permitir a fruição e o acesso direto e gratuito a uma programação multidisciplinar, apresenta um vasto número de projetos nas áreas da música, teatro, cinema, dança, literatura e performance.

Em 2022, o programa manterá a sua lógica de construção e fomento de novos polos de cultura na cidade. Concentrando a sua programação em quatro espaços em quatro territórios distintos, o programa voltará a contar com um acompanhamento continuado de coletivos artísticos com o duplo papel de programadores e dinamizadores do trabalho com as comunidades: o Visões Úteis na Associação Nun'Álvares de Campanhã, a Confederação no Grupo Musical de Miragaia, o Teatro do Frio na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira e a Sonoscopia na Associação de Moradores da Bouça. Para além das iniciativas previstas para estes quatro polos, ao longo do ano, serão ainda realizados espetáculos em outros pontos da cidade, integrando a chamada Programação Satélite.

À revelação dos espetáculos que terão lugar ao longo do ano, seguir-se-á neste evento à atuação de Rui Reininho. Figura incontornável da música portuguesa, em 2021, assumiu um caminho mais experimental, com o lançamento de “20.000 Éguas Submarinas”. Produzido por Paulo Borges, juntos congeminaram uma viagem que durante dois anos os levou “pelos confins dos mares já dantes navegados, a passo, trote, galope, mariposa e voo, como escape de corais profundos, mas não tão fundos quanto o exercício de libertação já revelado”. É essa viagem que trazem agora para palco, juntamente com Alexandre Soares, numa atuação que, à semelhança de todos os espetáculos Cultura em Expansão, tem entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete (até dois por pessoa), no dia e local do espetáculo, a partir de uma hora antes do seu início.

Notícia atualizada às 16,38 horas do dia 8 de fevereiro, com a antecipação da data de apresentação do programa para 2022 do Cultura em Expansão.