Cultura

Cultura em Expansão apresenta "Pessoas da Cidade" e "Ilse, a menina andarilha”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Ilse_Carlos_Gomes_01.JPG

DR

O penúltimo mês de programação do Cultura em Expansão encerra, neste fim de semana, com o projeto “Pessoas da cidade” e a peça "Ilse, a menina andarilha". A entrada em ambos os espetáculos é gratuita.

Resultado de uma residência da dupla de artistas Mariana Caló e Francisco Queimadela, na Bouça, “Pessoas da cidade” é um exercício de realização e manipulação visual e sonora, construído através de diálogos e entrevistas de rua. Uma deriva no bairro, a partir de apontamentos fílmicos e diarísticos, em aproximação à tristeza e à felicidade, que será apresentada no próximo dia 25 de novembro, na Associação de Moradores da Bouça, às 19h30.

Com direção de Isabel Craveiro, "Ilse, a menina andarilha" é uma criação da companhia conimbricense Teatrão. Partindo do estudo da obra de Ilse Losa, não apenas a infantil, mas também o seu trabalho de jornalista, tradutora e romancista, a peça constrói-se num cruzamento com elementos da biografia da autora, nomeadamente o seu refúgio em Portugal depois da fuga da Alemanha nazi. Desenvolvendo poeticamente a relação entre esta “menina”, que caminha sem parar à procura da sua casa, este espetáculo trabalha o referencial casa/fronteira, percorrendo caminhos de memória. "Ilse, a menina andarilha” será apresentado no dia 26 de novembro, na Associação Nun’Álvares de Campanhã, às 11 horas.

Quase a terminar a sua nona edição, durante o mês de dezembro, o programa Cultura em Expansão contará com mais um ato do Grupo Operário do Ruído, uma oficina com os Bonecos de Santo Aleixo, que serão também protagonistas da peça “Auto do Menino Jesus”, e o espetáculo “Nu Meio - Bailão”. O encerramento, que acontecerá a 17 de dezembro, este ano assumirá a forma de “Romaria”, com quatro espetáculos ao longo do dia: “Famílias” em Miragaia, “Gala Drop” na Bouça, “Morrer no Teatro” em Campanhã” e “Granito: o rap do Porto” na Pasteleira. Mais informações sobre a programação podem ser consultadas no website www.culturaemexpansao.pt.