Cultura

Cultura em Expansão apresenta novos espetáculos na Pasteleira, Bouça e Campanhã

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O primeiro fim de semana de junho traz à Pasteleira, Bouça e Campanhã novos espetáculos com o carimbo Cultura em Expansão.

De regresso à Pasteleira, o primeiro evento do mês acontece no dia 4, sexta-feira, às 21 horas, no Ringue da Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres. Com autoria da coreógrafa e performer Cláudia Dias em colaboração com o artista Pablo Fidalgo Lareo, “Segunda-feira: Atenção à Direita!” integra o projeto “Sete Anos Sete Peças” e propõe, “de punhos erguidos”, a reconstituição de um combate de boxe.

Já no sábado, dia 5, é a vez da Associação de Moradores da Bouça acolher Limpe Fuchs, para uma atuação que acontece às 17 horas. Percussionista alemã com uma vasta carreira, Fuchs tem centrado a sua vida numa busca permanente pelo significado do som, absorvendo os elementos circundantes e construindo os seus próprios instrumentos, que domina com uma mestria rara, criando uma musicalidade que ecoa a vida inerente aos materiais que recolhe e transforma.

À semelhança de todos os espetáculos que terão lugar na Associação de Moradores da Bouça, a atuação será emitida em direto na Rádio Metropolitana do Porto, numa sessão com o radialista Manuel Monteiro, que acompanhará com entrevistas os momentos que antecedem o concerto, dando voz ao projeto Rádio Bouça promovido pela Sonoscopia.

Para terminar o fim-de-semana, o programa ruma até Campanhã com um dos eventos mais conhecidos da editora, produtora e promotora portuense Lovers & Lollypops: o Taina Fest. Em mês de arraiais, aliando o prazer gastronómico ao prazer musical, o evento ocupa o Centro Cultural de Atletismo de Bonjóia, em Campanhã, no domingo, dia 6, a partir das 16 horas. O programa musical desta tarde inclui os dj sets de Ghetthoven e A Pacheco e os concertos de Jibóia, projeto do músico Óscar Silva, e Paisiel, dupla constituída pelo baterista, percussionista e escultor sonoro João Pais Filipe e o saxofonista alemão Julius Gabriel.

Durante o mês de junho, o Cultura em Expansão promove ainda os espetáculos “Para vós - um solo coral sobre o lugar onde vivem as memórias” de Cláudia Andrade em Campanhã; “Teatro Dom Roberto” com José Gil/S.A. Marionetas e Teatro Lambe-Lambe/Edmundo com José Quevedo em Miragaia; Cozinha(s) com António Júlio e Silvar de Ricardo Martins & Banda Marcial da Foz do Douro no Jardim da Cordoaria; e uma sessão de cinema com o filme Reservado de Paula Preto, a que se segue o concerto de José Pinhal Post-Mortem Experience, na Pasteleira.

Embora com entrada gratuita, o acesso a todos os eventos do Cultura em Expansão pressupõe o levantamento de bilhetes (máximo 2 por pessoa), disponíveis no local e dia dos espetáculos, duas horas antes da sua realização.

Todas as informações sobre a programação do Cultura em Expansão podem ser consultados no website do programa.