Cultura

Cultura em Expansão: abril começa com música na Bouça e uma sessão de contos em Campanhã

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Ines_de_Carvalho_TRIC_01.JPG

Inês de Carvalho

No arranque de mais um mês de programação, o Cultura em Expansão promove novo encontro musical na Associação de Moradores da Bouça, nesta sexta-feira, 1 de abril, às 19,30 horas. Ece Canli, Lea Tarragona e Marta Vuduvum são as artistas convidadas para esta atuação que pretende celebrar a união pela mais antiga das tecnologias musicais: a voz.

Ece Canli é performer, cantora e investigadora centrada na política do corpo e na performatividade; Lea Taragona articula espaços sonoros, numa colaboração entre voz, guitarra, gravações de campo e computador; já Marta Vuduvum é parte metade do projeto Von Calhau!, experimentado o ruído e o silêncio numa deriva pelo desconhecido, quer nas artes visuais, quer através do canto e da performance. Juntas, numa residência promovida pela Sonoscopia, estrutura parceira do Cultura em Expansão no polo da Bouça, apresentam o resultado do seu trabalho nesta data única.

Ainda neste primeiro fim de semana de abril, no domingo, dia 3, às 17 horas, o programa ruma a Campanhã, à Ilha da Presa Velha, para a primeira sessão do projeto TRIC - Tardes Regaladas nas Ilhas de Campanhã, concebido pela estrutura parceira neste território, o Visões Úteis em coprodução com a cooperativa cultural Trimagisto.

No seguimento do bom acolhimento das Rodas de Histórias que aconteceram em 2021 no Pavilhão do Calvário, desta vez, os contos orais vão ao encontro destes espaços de habitação característicos da freguesia – as ilhas. Reforçar os laços de partilha e de entreajuda espontânea que já existem nestes locais, promovendo momentos de cumplicidade que, de alguma forma, ajudem a combater o isolamento e solidão da população, maioritariamente idosa, que aí reside, estão entre os principais objetivos da iniciativa. Para isso, estão previstos três momentos e em três ilhas diferentes, em que se irão cruzar contadores espontâneos aí residentes com diferentes contadores profissionais vindos de diversos pontos do país. Esta primeira sessão será guiada por Mariana Machado – portuense, contadora de histórias, formadora de oficinas narrativas e facilitadora do Programa MQ - Aprender a ser feliz – e Ana Sofia Paiva – natural de Lisboa, atriz, narradora e membro do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa. Seguem-se outras duas sessões, a 15 de maio com Cristina Taquelim e Thomas Bakk, e a 19 de junho, com Carlos Marques e Luís Correia Carmelo, em ilhas a anunciar brevemente.

Ao longo de abril, serão ainda apresentados os espetáculos “Corpo Suspenso” de Rita Neves e Patrícia Couveiro (7 de abril, Auditório do Grupo Musical de Miragaia); “Civilização de Lígia Soares (9 de abril, Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres); “Vizinhança Ferida” da companhia Matemurga (14 de abril, Praça da Alegria); e “Se eu vivesse tu morrias” de Miguel Castro Caldas (21 de abril, na Associação Nun’Álvares de Campanhã). E para terminar o mês, a celebração do 25 de abril, acontecerá na Associação de Moradores de Bouça, com um concerto de Lena d’Água.

A entrada em todos os espetáculos do Cultura em Expansão é gratuita, mediante o levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no dia e local, a partir de uma hora antes do seu início. Mais informações sobre o programa podem ser consultadas no site do programa.