Política

Cultura, economia e turismo são elo de ligação entre Porto e Barcelona

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Em Barcelona, o presidente da Câmara do Porto foi recebido, esta segunda-feira, na Foment del Treball Nacional, a organização económica mais antiga da Europa e um dos alicerces do desenvolvimento da Catalunha, onde trouxe à tona temas que unem as duas cidades, nomeadamente no âmbito cultural, económico e turístico.

De visita à cidade catalã, Rui Moreira esteve com o presidente da Foment del Treball Nacional, Josep Sánchez Llibre, e com entidades ligadas ao Grémio Literário.

Num encontro marcado por uma troca de sinergias, o autarca destacou o papel da cultura como "um pilar do desenvolvimento comum das duas cidades" ibéricas.

Deste modo, Rui Moreira sublinhou que o Porto pretende aproveitar o conhecimento e tradição agregados à Festa de Sant Jordi – feira do livro que ocorre, em abril, em Barcelona –, com o objetivo de impulsionar um evento similar na Invicta, já no próximo ano.

Notando que o Primavera Sound é uma bandeira cultural transversal às duas cidades, e com vista a fomentar a ligação entre o Porto e Barcelona, o presidente da Câmara sublinhou a necessidade de se implementarem mais ligações aéreas.

Nesta matéria, e apesar de se mostrar preocupado com as consequências da chegada de visitantes em massa ao Porto, Rui Moreira apontou que, tal como em Barcelona, o turismo "é um dos grandes motores do desenvolvimento da cidade".

Como tal, o autarca destacou que as duas cidades devem "trabalhar mais a cooperação gastronómica e vínica entre as duas regiões".

Iberolux económico

Moreira voltou a trazer para cima da mesa "a criação de um Iberolux económico, entre Portugal e Espanha", com foco na relação com a América do Sul e África. A ideia do Iberolux já tinha sido lançada pelo presidente da Câmara do Porto em 2020, quando foi desafiado a falar sobre o posicionamento da cidade nos contextos europeu e ibérico.

O autarca desafiou ainda os presentes a avançarem com um encontro de startups dos dois países, aproveitando para beber do conhecimento agregado às prestigiadas instituições de ensino em ambas as cidades, como é o caso da Universidade do Porto e da Universidade de Barcelona.

No que diz respeito a questões ambientais, Rui Moreira falou sobre os esforços movidos pelo Porto para alcançar a neutralidade carbónica para 2030, realçando que o Município tem assistido "a uma transformação da cidade em termos de mobilidade". Também a cidade de Barcelona está comprometida com estas metas.

O diálogo com diferentes entidades espanholas ocorreu na Foment del Treball Nacional, a principal organização patronal da Catalunha. A visita também contempla uma passagem pelo Ajuntament de Barcelona, onde o presidente será recebido pelo alcaide Jaume Collboni.