Sociedade

Orçamento municipal para 2020 reafirma forte aposta em programas culturais

  • Notícia

    Notícia

#fib_lancamento_temporada_19_20_TMP_21.jpg

Filipa Brito

A cultura continuará a ser, em 2020, um dos pilares da governação do Executivo independente de Rui Moreira. Além da continuada aposta no Teatro Municipal do Porto, na Galeria Municipal e no Cultura em Expansão, cuja gestão passa agora a ser feita pela Ágora, empresa municipal, inicia-se a reabilitação do Cinema Batalha, entre outros desafios agora tornados possíveis.

No orçamento municipal que amanhã será apresentado em reunião de Câmara para aprovação, estão inscritos 15,4 milhões de euros, que também contemplam o trabalho que tem vindo a ser feito na rede municipal de museus, que está a ser alargada a novas zonas da cidade, e nas bibliotecas municipais.

Além das intervenções a realizar pela GO Porto, na requalificação do Cinema Batalha, da Biblioteca Pública Municipal do Porto e na criação de vários polos museológicos, entre os quais o novo Museu da Natureza Contemporânea (Bonjóia), o próximo ano ficará ainda marcado pela aposta na Fonoteca Municipal, localizada em Campanhã.

Agora é com a Ágora

O ano de 2019, que começa agora a aproximar-se da sua reta final, foi também de transformação no plano da gestão da Cultura dentro do Município do Porto. A criação da Ágora, nome da nova empresa municipal de cultura, desporto e animação da cidade, que sucede à Porto Lazer e acrescenta competências na área cultural, até aqui na esfera da Câmara Municipal, constitui-se como um instrumento que em 2020 terá o seu primeiro ano em velocidade de cruzeiro.