Cultura

Cultura brasileira está em destaque na Feira do Livro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

porto_abertura_feira_livro_porto_2022_29.JPG

Filipa Brito

Na reta final dos 17 dias do festival literário e cultural da cidade, a programação contempla o ciclo “Escrever Brasileiro, em Língua Minha”, programado por Joana Matos Frias, que convida a três Lições em torno do Brasil: história, literatura e cultura.

Os 200 anos da independência do Brasil, os 100 anos da Semana de Arte Moderna de São Paulo e os 80 anos do músico e letrista Caetano Veloso são os acontecimentos festejados nesta trilogia de Lições, que acontecem no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

A primeira sessão acontece nesta sexta-feira, dia 9, às 18 horas, e será orientada por Osvaldo Silvestre. “História(s) do Brasil” fará um percurso pelas versões paródicas da História do país que a poesia brasileira oferece. Essa versão poética e quase humorística da História será o ponto de partida para uma reflexão sobre a independência idiomática que faz do “português do Brasil” o território de um combate final pela emancipação brasileira em relação à gramática do português europeu.

No dia seguinte, sábado, às 11h30, Alva Martinez Teixeiro apresenta “Penas Obscenas”. Nesta sessão vão estar em evidência poetas como Rubem Fonseca, Hilda Hilst ou Reinaldo Moraes que, nas respetivas obras, retratam uma afronta ao corpo social através do enaltecimento, em diferentes tons, do pornográfico ao voyeurista, da volúpia, da lubricidade e da violência, que adquirem um alto valor indagador e crítico a respeito da alienação da sociedade brasileira atual. O obsceno constitui, assim, uma provocadora mutação do princípio nacionalista que preside ao cânone literário brasileiro desde a sua independência.

Luca Argel, músico e escritor radicado no Porto, assegura a Lição de domingo, às 11h30, intitulada “Olha o dia de ontem chegando canção popular: guardiã da memória”. O tema central será a canção popular brasileira e o repositório de memórias coletivas da formação de um país em permanente ebulição social.

Todas as sessões têm interpretação simultânea em língua gestual.

A Feira do Livro do Porto 2022 termina neste domingo, dia 11 de setembro. A programação completa está disponível para consulta no site do evento.

Informações úteis
Localização: Jardins do Palácio de Cristal
Horários:
Segunda a quinta-feira: das 12h às 21h
Sexta: das 12h às 23h
Sábado: das 11h às 23h
Domingo: das 11h às 21h

Jornal da Feira do Livro (versão pdf)