Sociedade

Cuidadores informais vão poder ter “pausas breves”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_programa_aconchego_08.jpg

Filipa Brito

A partir do dia 10 e até ao final do mês, a Câmara do Porto vai realizar dois programas cujos destinatários são cuidadores informais.

“Pausas breves para descanso do cuidador” e “apoio emocional” são serviços propostos pelo Município e pretendem promover a saúde e o bem-estar dos cuidadores, designadamente aqueles que apresentam maior vulnerabilidade, a sua inclusão social (bem como da pessoa de quem cuidam) e a sensibilização e promoção do engagement da comunidade.

Na prática, o projeto consiste na disponibilização do serviço de pausas breves para os cuidadores com visitas quinzenais com a duração de duas horas, permitindo que descansem e se ausentem do domicílio para tratar de assuntos pessoais ou lúdicos. Este serviço é complementado por sessões de apoio emocional (uma sessão mensal por cuidador), realizadas por psicólogo, no domicílio do cuidador informal ou nos centros de Apoio ao Cuidador, dotando os profissionais de ferramentas e estratégias para enfrentar situações de exigência interna ou externa, geradoras de sobrecarga e stress.

O serviço "Pausas breves para descanso do cuidador” decorrerá nos dias 10 a 12 de janeiro, regressando nos dias 15 e 16. Apenas com um dia de interregno, o serviço retoma a atividade de 18 a 26 de janeiro, ininterruptamente, fechando o mês com mais três datas: 28, 29 e 30 de janeiro. O horário decorre sempre das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas, no domicílio dos cuidadores informais. Já o serviço de “Apoio emocional” realiza-se a 10, 12, 15, 17, 20, 22 e 29, no mesmo horário, e será feito no domicílio dos cuidadores e/ou na Associação Cuidadores.

Para informações adicionais contacte o Departamento Municipal de Coesão Social.