Economia

Critical Techworks desenvolve tecnologia da BMW para redução de emissões

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_critical_techworks.jpg

Porto.

Um automóvel híbrido que, ao entrar em zonas de zero ou baixas emissões, passa, de forma automática, a funcionar como um elétrico. A tecnologia que o permite chama-se “BMW eDriveZones” e foi desenvolvida pela empresa instalada no Porto, Critical Techworks. Chegou à Invicta, a Braga e Lisboa em julho.

A ser desenvolvido desde 2019, o sistema inteligente “permite aos mais recentes modelos híbridos plug-in (com tomada de carregamento exterior) [da BMW] passar automaticamente para o modo elétrico assim que entram numa zona de zero ou baixas emissões dentro das cidades”, explica a gigante alemã em comunicado, que pretende “diminuir os níveis de emissões poluentes nas áreas urbanas, contribuindo para melhorar a qualidade de vida” nestes espaços.

Para Jaime Vaz, da equipa de desenvolvimento da Critical Techworks, o BMW eDriveZones “é a prova de que a tecnologia pode contribuir muito para um futuro mais sustentável".

O diretor geral da BMW Portugal acrescenta que esta tecnologia “vem complementar as medidas já implementadas pelo BMW Group na área da sustentabilidade”, que prevê, até 2030, a redução das emissões de carbono por veículo produzido e que 50% das vendas totais do grupo correspondam a veículos eletrificados. "Até ao final do ano, chegarão ainda a Portugal novas ferramentas do grupo com vista à promoção da transição para mobilidade elétrica", adianta Massimo Senatore.

A Critical Techworks nasce de uma joint venture entre o grupo alemão BMW e a portuguesa Critical Software e tem a sede no Porto desde 2018. Até ao final de 2021, a empresa conta ter cerca de 1.400 pessoas a trabalhar os automóveis do futuro a partir de Portugal.