Cultura

Criatório: nova edição arranca em fevereiro com orçamento reforçado

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_criatorio_2023_01.JPG

A edição de 2023 do Criatório, o programa de apoio à criação e programação artística do Município do Porto, começa já a 6 de fevereiro, com candidaturas abertas até 6 de março.

Mantendo duas modalidades de apoio, o programa traz algumas novidades nesta que é a sua sétima edição, a primeira em que os apoios serão atribuídos através da empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto do Porto. No caso das bolsas atribuídas a Projetos de Criação e Investigação Artística serão apoiadas 17 propostas (mais duas do que nas edições anteriores), mantendo-se o valor de 15 mil euros por projeto; já no caso dos Espaços de Programação, serão também atribuídas mais duas bolsas, passando a ser 12 o número total de espaços apoiados, havendo um reforço no valor de cada bolsa, que passa a ser de 20 mil euros.

Com o objetivo de contribuir para a consolidação da atividade de artistas, agentes e espaços culturais do Porto, em 2023, os apoios contemplarão projetos que se insiram nas áreas de artes visuais e curadoria, artes performativas, composição, programação e performance musical e literatura e pensamento crítico.

Nesta nova edição e na modalidade de apoio a Projetos de Criação e Investigação Artística, o júri do Criatório será composto por Ana Resende (arquiteta, designer editorial e docente na FAUP), Luís Silva (curador e diretor da Kunsthalle Lissabon) e Marta Rincón (historiadora de arte e diretora para as Artes Visuais, Arquitetura e Design da Acción Cultural Española). Já na modalidade de apoio a Espaços de Programação, integram o júri Laura Tabarés (artista e gestora cultural, fundadora do espaço independente Leira Haus), Vanessa Badagliacca (historiadora de arte, investigadora e curadora), e Vânia Rodrigues (investigadora e gestora cultural).

Todas as informações referentes ao programa Criatório, nomeadamente o regulamento e o novo formulário necessário ao processo de candidatura, podem ser consultadas no site da plataforma Pláka.