Educação

Criatividade, inovação e empreendedorismo são apostas do Porto como cidade educadora

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_politicos_por_um_dia_filipe_araujo_03.jpg

Filipa Brito

Assinala-se a 30 de novembro o Dia Internacional da Cidade Educadora 2021. Assumindo a educação como objetivo central da sua atuação, o Município do Porto subscreveu, em 1990, a Carta das Cidades Educadoras.

“A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás”, sublinha o lema escolhido para a celebração desta edição do Dia Internacional da Cidade Educadora. E é também assim no Porto: o município renova o seu compromisso de mobilizar todos os recursos para a construção de uma cidade educadora, assumindo a educação como objetivo central da sua atuação.

Tendo por base os princípios da Carta das Cidades Educadoras, subscrita em 1990, o município promove um conjunto de iniciativas que favorecem as dinâmicas emergentes de uma verdadeira política educativa local. A igualdade de oportunidades, o fortalecimento da cultura e dos valores de cidadania, mas também a aposta em áreas como a criatividade, a inovação e o empreendedorismo são valores decisivos.

Programas-âncora como o Porto de Crianças, Porto de Conhecimento, Porto de Futuro, Porto de Apoio à Família, Porto de Atividades e Atividades de Enriquecimento Curricular compreendem, desde a sua génese, a educação formal, não formal e informal assente num modelo colaborativo.