Cultura

CriArte leva concertos de música erudita à Escola do Cerco

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_concerto_dia_mae_bonjoia_oupa_cerco_19.JPG

Miguel Nogueira / Arquivo

São três os concertos pedagógicos a que os jovens da Escola Básica e Secundária do Cerco vão poder assistir no âmbito do projeto CriArte Porto. O objetivo da ação MusiCom é privilegiar a música erudita como veículo para a inclusão social e a ação prevê, ainda, a constituição e apresentação de duas óperas, e a formação de dois coros, um juvenil e um para adultos.

O ciclo de concertos abriu em maio com a atuação do Nuno Campos Quarteto. Durante o mês de junho, há mais três apresentações que pretendem aproximar a música e a comunidade, num ambiente mais informal, e dar a conhecer diversos compositores, estilos musicais e obras, bem como diferentes formações musicais.

A 5 de junho, a Escola do Cerco recebe o Ensemble de Sopros do Curso de Música Silva Monteiro, no dia 12 interpreta-se a obra Carnaval dos Animais, do compositor francês Camille Saint-Saëns, e a 19 o programa encerra com o Opus Duo em palco. Todos os concertos têm início às 17 horas e são de entrada livre. Dada a limitação da sala, os interessados devem fazer reserva de bilhetes através do número de telefone 22 600 21 50.

Dinamizada em parceria com o Curso de Música Silva Monteiro, a ação MusiCom propõe-se a privilegiar a música como veículo de inclusão social, através da melhoria dos resultados académicos, da promoção e motivação escolar, com recurso a estratégias que fomentam a disciplina e o rigor no estudo, bem como competências de trabalho em equipa.

O CriArte Porto é coordenado pelo Município do Porto, financiado através do Fundo Social Europeu/Norte2020, e procura promover a melhoria do sucesso educativo das crianças do ensino pré-escolar e dos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, reduzindo as saídas precoces do sistema educativo.

O projeto, iniciado em 2020, intervém nas freguesias de Bonfim e Campanhã e envolve quatro Agrupamentos de Escolas, Alexandre Herculano, António Nobre, Aurélia de Sousa e Cerco do Porto.