Educação

Crianças e jovens dos bairros municipais foram à competição internacional de breaking

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_Domus_Social_World_Battle.jpg

Guilherme Costa Oliveira

O Município, através da empresa municipal Domus Social, ofereceu 300 passes gerais a crianças e jovens dos bairros municipais do Porto para assistir à 17.ª edição do “The World Battle”, uma das maiores competições anuais de desporto e cultura urbana do mundo.

Desde 2017, a empresa municipal de habitação tem vindo a apoiar o festival, adquirindo bilhetes para oferecer aos jovens das comunidades mais vulneráveis da cidade. O objetivo é proporcionar a aprendizagem de técnicas de intervenção artística no espaço público, além de promover a integração social e o desenvolvimento de competências artísticas e de talentos na camada mais jovem da população dos bairros.

Os jovens tiveram a oportunidade de participar em oficinas de dança com alguns dos melhores bailarinos do mundo, adquirindo conhecimentos e partilhando vivências em diversas modalidades de cultura urbana. Além disso, puderam assistir à prova de qualificação olímpica Paris 2024 - World Series, que irá assinalar a estreia do breaking no programa dos Jogos Olímpicos do próximo ano.

O festival “The World Battle” surgiu em 2005, inicialmente chamado “EuroBattle”, e desde então cresceu até atingir uma dimensão global. A edição deste ano, que terminou a 3 de setembro, reuniu cerca de 20 mil visitantes e atletas de mais de 70 nacionalidades, na Alfândega do Porto.

A competição é produzida e gerida pelo centro de arte urbana MXM Maxmomentum Artists, com o qual a Domus Social tem vindo a colaborar, nomeadamente na iniciativa “Ao Ritmo do Bairro”, que desafia os jovens residentes nos bairros municipais a explorarem os ritmos e o espírito da dança urbana, através de vários workshops realizados durante os períodos de férias escolares.