Proteção Civil

Crianças do IPO passaram uma manhã diferente com “cães polícia” e um “homem aranha”

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Crianças e adolescentes do serviço de Pediatria do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto conviveram, hoje de manhã, com as principais forças de segurança do Porto (Polícia Municipal, Regimento Sapadores Bombeiros do Porto e Departamento Municipal da Proteção Civil). Um conjunto de iniciativas pedagógicas decorreu no espaço exterior do instituto, destacando-se uma exibição cinotécnica da Polícia Municipal, com os “cães polícia” em ação, e sessões de entretenimento surpresa por… um “homem aranha”.

Primeiro, de forma tímida, mas, depois, sem qualquer tipo de constrangimentos, crianças e adolescentes puderam apreciar a mestria dos “cães polícia”, da Unidade Cinotécnica de busca e salvamento da Polícia Municipal, e com eles interagir pacificamente. Um momento aproveitado para algumas fotografias e sorrisos de grande satisfação.

A iniciativa foi pensada para as crianças, mas esteve aberta a todos os doentes que se deslocaram, hoje manhã, ao IPO do Porto e que também aproveitaram para conhecer melhor a atuação dos “cães polícia”. “Pudemos mostrar o nosso quotidiano, bem como os meios que utilizamos na nossa rotina policial”, referiu a comissária Carina Pires.

“Também para nós é um dia diferente, tão ou mais importante que todas as nossas outras vertentes. Pudemos demonstrar que o nosso foco passa pela proximidade com o cidadão, estarmos presentes, mostrarmos aquilo que melhor também conseguimos fazer”, acrescentou.

Já no interior, na sala de consulta de pediatria, eis que apareceu um “homem aranha”. Outro momento de gargalhada e brincadeira, fazendo esquecer, por momentos, às crianças e pais o porquê de ali estarem. “Sempre que possível promovemos este tipo de iniciativas. Momentos de descontração e normalização de uma situação que não é normal”, assumiu a diretora de serviço de pediatria do IPO.

“Esta é uma forma de colaborar com a comunidade e participar nestas atividades, importantes para quem está em desenvolvimento e crescimento. Assim, damos também a conhecer um pouco do que se passa no IPO”, sublinhou Ana Maia Ferreira.