Sociedade

Crianças apresentam propostas "políticas" sobre o ambiente na cidade

  • Notícia

    Notícia

"Eu venho falar do bicho do pinheiro"; "Ao ver as várias formas de poluição senti-me muito triste, mas a que mais me incomodou foi a poluição visual", foram algumas das preocupações expressas esta manhã pelas "deputadas" Ana Cardoso e Débora Fraga em "assembleia municipal" e com o formato de propostas sujeitas a votação.

O ambiente e os problemas de poluição na cidade foi o tema escolhido para mais uma sessão de Políticos por Um Dia, um projeto que integra o programa municipal Porto de Crianças, onde os mais novos assumem o papel de deputados, num debate entre turmas e escolas. Desta vez, a sessão contou com a participação de Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto, que tem a seu cargo o pelouro da Inovação e Ambiente, e de alunos das escolas básicas das Condominhas e do Sol, 4.º e 3.º ano, respetivamente.

"O olhar para a cidade com olhos críticos e ver os problemas, neste caso mais ambientais, e a forma como se devem estudar primeiro esses problemas e depois ter propostas concretas para os resolver, acho que é delicioso", referiu ao Porto. Filipe Araújo, no final da sessão.

Propostas para poupar água, para tratar a lagarta do pinheiro ou diminuir a poluição sonora e visual na cidade foram apresentadas pelos políticos de palmo e meio de ambas as escolas, que desempenharam também o papel de presidente e secretários da mesa da assembleia municipal, após as respetivas eleições nas escolas.

"Acho que todos eles trabalharam sobre as várias visões que têm dos problemas e foi muito interessante ver que para o mesmo problema havia meninos a propor soluções diferentes", referiu o vereador do Ambiente.

Antes, de forma a preparar os trabalhos, os alunos tiveram, ainda, oportunidade de visitar as estações de tratamento de águas residuais das Sobreiras e do Freixo e percorrer o caminho da ribeira da Granja, entre outras atividades.