Sociedade

Crescimento do Aeroporto do Porto quatro vezes superior ao de Lisboa e com Lufthansa no topo

  • Notícia

    Notícia

#mno_aeroporto_medalha_diretor_02.JPG

Porto.

A procura do Aeroporto Francisco Sá Carneiro registou em junho um crescimento na ordem dos 706,4% comparativamente com o mês de maio, aumento apenas suplantado pelo aeroporto de Faro, que acelerou 3478,2%.

Estes dados constam da monitorização mensal do tráfego aéreo, da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), e demonstram também que a Lufthansa foi a companhia com mais passageiros transportados durante junho. A transportadora alemã movimentou um total de 36.719 passageiros nos aeroportos nacionais durante esse mês, arrebatando a liderança, pela primeira vez, à TAP.

A companhia aérea portuguesa foi mesmo relegada para a terceira posição, com apenas 26.963 passageiros transportados durante junho, ultrapassada também pela Ryanair, que registou 32.555 passageiros durante o período em análise.

O desempenho da TAP foi marginalmente superior ao da Air France, quarta companhia com mais passageiros transportados nos aeroportos nacionais em junho, com um total de 23.744. Igualmente perto ficaram a Swiss Air (22.483 passageiros) e a Transavia (22.195).

O crescimento da procura no Aeroporto Francisco Sá Carneiro ascendeu aos 706,4%, superando em mais de quatro vezes o registado no Aeroporto de Lisboa, onde o aumento foi de 152,6%. Em termos absolutos, o Aeroporto do Porto foi segundo mais movimentado do país, com 75.392 passageiros no decurso do mês de junho.

Os constrangimentos provocados pela pandemia de COVID-19 estão à vista na comparação do registo total de passageiros transportados desde o início do ano: o número provisório da ANAC para junho de 2020 é de 9.577.525, quando há um ano ascendia aos 25.404.067.

Na fase pós-pandemia tem-se registado uma recuperação mais rápida do Aeroporto do Porto comparativamente a Lisboa, revelam dados divulgados pela Eurocontrol - Organização Europeia para a Segurança do Tráfego Aéreo. A Lufthansa, líder no número de passageiros nos aeroportos nacionais em junho, retomou em maio a ligação aérea Porto-Frankfurt, efetuada três vezes por semana.