Mobilidade

Crescimento do Aeroporto Sá Carneiro atinge os 15 milhões de passageiros num ano

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_aeroporto_03.jpg

Miguel Nogueira

Nunca o Aeroporto Francisco Sá Carneiro serviu tão elevado número de passageiros. Foram 15 milhões ao longo de apenas um ano, período onde a infraestrutura assistiu, ainda, a outro recorde: o voo número 100 mil. E ambas as metas foram atingidas no mesmo dia.

O passageiro 15 milhões chegou ao Porto vindo de Istambul e representa, para a ANA – Aeroportos de Portugal e a Vinci, o trabalho que o grupo que gere o espaço vem assumindo perante “o compromisso com a região norte, impulsionando o aumento da conectividade aérea do aeroporto do Porto”.

Em 2022, o aeroporto tinha servido mais de 12,6 milhões de passageiros, sendo o anterior recorde o registado em 2019 com 13 milhões de pessoas.

A gestora realça, ainda, que, no mesmo dia, “um voo com origem em Nova Iorque foi o movimento número 100 mil ao aterrar, durante a manhã, no aeroporto do Porto, constituindo, também, um novo recorde de aterragens e descolagens num só ano”.

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro “continua a diversificar com sucesso as ligações diretas aos principais mercados na Europa e a crescer significativamente o tráfego em ligações diretas intercontinentais”, asseguram a ANA e a Vinci.

Estas ligações, confirmam, aumentaram cerca de 51% em número de passageiros, em comparação com o ano anterior.

Para 2024, estão já confirmado o reforço de voos de longo curso para a América do Norte, com destino às cidades de Boston, Nova Iorque e Toronto.

O Porto está ligado a mais de uma centena de destinos diretos, com ligações asseguradas por 30 companhias aéreas. Este ano, voaram de e a partir do Aeroporto Francisco Sá Carneiro mais sete companhias, representando 17 novas rotas.