Ambiente

Crescem legumes no telhado da Porto Business School

  • Milene Câmara

  • Notícia

    Notícia

DR_PBS_Noocity_maior_horta_hurbana_pais.JPG

DR

Nasceu uma horta urbana no telhado da Porto Business School. O projeto, desenvolvido em parceria com a start-up portuguesa Noocity, permitiu instalar na cobertura do edifício da Escola de Negócios da Universidade do Porto uma horta low-tech, ecológica e eficiente, que conta com 70 camas de cultivo (growbeds) e que ocupa uma dimensão de 114 m2.

A nova horta vem permitir à Escola de Negócios da Universidade do Porto “caminhar em direção a um futuro mais ecológico e sustentável, com um impacto que será significativo”, revela a instituição em comunicado, referindo que estima produzir cerca de 3 toneladas de alimentos por ano naquela que é, segundo a Porto Business School, a "maior horta urbana do país".

Através da horta e de atividades regulares – workshops, webinars e outras - que serão promovidas pelos Growers Noocity ao longo do ano, alunos, docentes e restante pessoal vão poder aprender mais sobre o cultivo e a colheita natural de alimentos e partilhar experiências reais na interação com a natureza. Durante este processo, a Porto Business School, juntamente com o apoio da Noocity, deseja inspirar à mudança de comportamentos a nível social e ambiental, levando toda a comunidade a ser um “agente de mudança”.

A Porto Business School pretende, ainda, criar cabazes com os alimentos colhidos na horta para serem distribuídos aos seus colaboradores, utilizá-los na preparação das refeições servidas pelos seus serviços de restauração, e, ainda, doar parte da produção a instituições sociais.