Desporto

Cresce o Desporto no Bairro ao ritmo da paixão e da confiança

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Quem os viu, na noite de sexta-feira, cerca de uma centena, ritmados, confiantes e alegres, no palco montado na Avenida dos Aliados pôde testemunhar a relevância que o Desporto no Bairro já conquistou na vida dos jovens de 17 bairros do Porto. Programa municipal oferece aulas de breaking, skate, surf e street basket, na certeza de que é sempre tudo mais do que “apenas” desporto.

"O programa é a prova de que o desporto, para além da sua componente física, pode e deve ser uma escola de cidadania, inclusão, liberdade, tolerância e ética. Se nem sempre é assim no desporto, tem sido sempre assim no 'Desporto no Bairro'", sublinha a vereadora do Desporto e Juventude.

Percebendo que “a importância deste programa não vem dos números fantásticos, mas dos testemunhos destas crianças”, Catarina Araújo assegura que o Desporto no Bairro, que já leva quatro anos de missão, “vai continuar de uma forma reforçada e aprofundada, com um novo investimento da Câmara do Porto”.

Há quem já tenha passado o testemunho aos mais novos, mas há, também, aqueles que fazem questão de fazer parte da “crew” há vários anos e, por isso, digam sempre “presente” quando os monitores chegam aos bairros onde moram. Há até quem, de timidez a experimentar pela primeira vez, já tenha passado, quatro anos depois, a formador ou auxiliar.

Habituados a atuar no Coliseu Porto Ageas ou no Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota, esta foi a estreia ao ar livre, no coração da cidade. Nunca estando sozinhos, desta vez os jovens dividiram o palco e os aplausos com New Max, a voz dos Expensive Soul, o coro Aeternus Cantabile, o beatbox de Fresh’mic, a música do DJ Godzi, a atuação de Vanessa, "uma das melhores b-girls do mundo", o solo de skate dance de Ratin e a performance de basket dance de Bia Lamelas.

O Desporto no Bairro é um programa municipal dinamizado pela Câmara do Porto, em parceria com o MXM Art Center, desde 2020, para promover a prática de modalidades olímpicas junto de crianças e jovens de 17 bairros municipais.

Atualmente, é tido como um programa de referência a nível nacional por ser um instrumento preventivo de comportamentos de risco, proporcionando o empoderamento das camadas mais jovens através da prática desportiva.

Para o coordenador da iniciativa, este projeto “apresenta um cardápio de possíveis paixões desportivas. De forma muito orgânica e de igual-para-igual, [os jovens] contactam com novas modalidades, horizontes, pessoas e experiências diferentes".

“Dá-lhes a possibilidade de encontrarem novos amores, que os leva a novos caminhos", acredita Max Oliveira.