Cultura

“Cortes do Porto” e “And So? The End” já estão disponíveis no website do Cultura em Expansão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Renato_Cruz_Santos_Mariana_Barros_The_End_Miragaia.JPG

Renato Cruz Santos

Depois de “Princesa Bruxa” e “Uma Coisa Longínqua” – que continua online até dia 20 de abril –, o programa Cultura em Expansão disponibiliza a partir de hoje, 13 de abril, dois novos espetáculos, com acesso gratuito, no seu website.

“Cortes do Porto” resultou da residência artística do encenador Rui Catalão com a comunidade de Campanhã e foi inspirado nas antigas cortes medievais, em que as três classes sociais – nobreza, clero e povo – faziam petições junto do rei. O projeto desenvolveu-se a partir das narrativas, projetos, ambições e necessidades dos participantes que, em palco, dão voz à sua história. Apresentado em dezembro do ano passado no Passos Manuel, o espetáculo pode agora ser revisitado em formato online.

“And So?... The End!”, um solo de dança contemporânea da coreógrafa, bailarina e performer Mariana Tengner Barros, pode também ser visto a partir de hoje. Numa crítica aos excessos de um aparente entretenimento que ataca a cultura, a artista constrói e interpreta uma personagem que é também uma encenação, uma capa, um figurino e um símbolo de um mundo espetacular, mas também dos seus reversos. “And So?... The End!” estará disponível até 20 de abril.

A Programação Online do Cultura em Expansão inclui ainda a estreia do projeto “Memoratório… do usado e preservado Grupo Musical de Miragaia”, desenvolvido pela Confederação - coletivo de investigação teatral em parceria com Tânia Dinis, que conta com três “photo-conversas”, que serão disponibilizadas a 21 e 28 de abril e 5 de maio.

Todas as informações sobre Cultura em Expansão podem ser acompanhadas no website, Facebook e Instagram do programa.