Sociedade

Cortejo dos estudantes enche as ruas de cor na próxima terça-feira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_cortejo_academico_queima_das_fitas_2022_16.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Maio é o mês dos estudantes na cidade e a tradição continua sem se perder trazendo às ruas o Cortejo Académico que enche o Porto com as cores das várias faculdades. Os milhares de estudantes dão início ao desfile às 14 horas, num trajeto que termina, como sempre, em frente ao edifício da Câmara do Porto para as bengaladas de desejos de sorte para o futuro dos finalistas.

Os alunos irão concentrar-se na Praça da República, descendo, a partir daí, pela Rua de Camões, e passando pela Rua dos Heróis e Mártires de Angola, pela Praça da Trindade, pela Rua Clube dos Fenianos e pela Avenida dos Aliados até à Praça do General Humberto Delgado.

A passagem de milhares de estudantes pelas ruas da cidade vai requerer, como habitualmente, a adequação da circulação automóvel ao longo de quase todo o dia de terça-feira. Os condicionamentos de estacionamento têm início às 10 horas nas ruas por onde vai passar o cortejo, mas também em algumas artérias adjacentes.

A partir das 13 horas, haverá cortes de via, abrangendo uma área que se estende desde a Rua de Camões até à Praça do General Humberto Delgado. À hora do arranque do Cortejo, a circulação na Rua de Sá da Bandeira passa a fazer-se apenas no sentido Sul – Norte entre a Praça de D. João I e a Rua Formosa.

Os condicionamentos de trânsito e estacionamento previstos para o dia 9 de maio mantêm-se até às 22 horas e podem ser consultados, em pormenor, no documento em anexo.

O Cortejo é um dos pontos altos da Queima das Fitas do Porto que, este ano, acontece de 7 a 13 de maio, com epicentro no Queimódromo para os concertos. Os portuenses Ornatos Violeta abrem a primeira noite, mas, ao longo da semana, a festa também se faz ao som de Chico da Tina, Slow J, Wet Bed Gang, Karetus, Quim Barreiros, T-Rex ou Papillon.

Durante uma reunião preparatória, ocorrida em meados de abril, a vereadora com o Pelouro da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, assegurou que "o Município do Porto e a Federação Académica (FAP) estão a preparar a organização desta emblemática festa da cidade no sentido de apostar numa política de aumento da qualidade do evento e garantir um conjunto de melhorias para que a edição deste ano seja a mais segura, mais sustentável e a mais memorável possível para os participantes”.

Também a presidente da FAP, Ana Gabriela Cabilhas, assinalou que todas as entidades envolvidas “estão a trabalhar na mesma direção”, e agradeceu, na ocasião, “o compromisso e o esforço coletivo de todos no maior evento académico a nível nacional”, também no que diz respeito a estratégias de prevenção de comportamentos de risco e de promoção da acessibilidade e inclusão no recinto do Queimódromo.