Sociedade

Cortejo do Traje de Papel volta a cumprir a tradição nas ruas da Foz

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_cortejo_traje_papel_21.JPG

Miguel Nogueira

Depois de dois anos de ausência, devido à pandemia, o Cortejo do Traje de Papel volta às ruas da Foz do Douro neste domingo, 21 de agosto. A iniciativa integra as Festas de São Bartolomeu, organizadas pela União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.

A partir das 10,30 horas, as ruas da Foz do Douro acolhem uma das tradições mais populares do cartaz festivo. O Cortejo do Traje de Papel volta a juntar centenas de figurantes de várias coletividades locais, conferindo cor e animação a esta iniciativa.

A temática geral escolhida é “A Língua Portuguesa”, sendo que cada grupo participante vai abordar temas específicos como “Saudade”, “Provérbios”, “Lusofonia” e o “Centenário de Saramago”.

O cortejo sai do Jardim das Sobreiras (Cantareira), pelas 10,30 horas, e percorre o Passeio Alegre, Rua do Coronel Raúl Peres, Rua da Senhora da Luz e Rua de São Bartolomeu. O corso termina, como manda a tradição, com o “banho santo” na Praia do Ourigo, fazendo jus à lenda que reza que o ritual afasta maleitas durante todo o ano e serve para agradecer os favores pedidos a São Bartolomeu.

Ao longo do trajeto o público poderá acompanhar vários momentos musicais interpretados pelos grupos participantes.

O Cortejo do Traje de Papel é o ponto alto das várias atividades desenvolvidas pela União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, no âmbito da iniciativa “Verão é na União”, e conta com o apoio da Câmara do Porto.