Cultura

Cortejo do Traje de Papel convida a "banho santo"

  • Notícia

    Notícia

#mno_cortejo_traje_papel_24.JPG

Miguel Nogueira

O tradicional Cortejo do Traje de Papel, ponto alto das Festas de São Bartolomeu, é já neste domingo, 25 de agosto. O desfile começa às 10 horas, na Cantareira, e termina como é habitual: dentro de água.

Reza uma lenda que, para agradecer os favores de São Bartolomeu e ficar livre de maleitas durante todo o ano, há que tomar o "banho santo". É por isso que, no final do Cortejo do Traje de Papel, muitos dos seus participantes e outros populares se lançam ao mar.

O mergulho será dado na Praia do Ourigo, onde termina o desfile que todos os anos junta centenas de figurantes. A encenação vai partir da Cantareira e seguir pelo Passeio Alegre, Rua da Senhora da Luz, Avenida do Brasil, Rua do Coronel Raúl Peres e a Rua de São Bartolomeu, antes de chegar à areia.

Nesta edição, o desfile vai celebrar o centenário do nascimento da escritora portuense Sophia de Melo Breyner Andresen.

As Festas de São Bartolomeu 2019 são organizadas pela União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, com o apoio da Câmara do Porto. Ao longo do mês de agosto apresentam uma programação vasta, com música, um mercado, oficinas, exposições, entre outras atividades.