Ambiente

Cortejo Académico deixa atrás de si uma cidade limpa

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A festa dos milhares de estudantes que, na passada terça-feira, saíram à rua para o Cortejo Académico deixou atrás de si uma cidade de limpa. Em poucas horas, as equipas da empresa municipal Porto Ambiente recolheram 14,5 toneladas de resíduos, que foram encaminhados para reciclagem e para valorização energética.

Ainda se ouviam os cânticos e se sentiam a emoção entre caloiros e finalistas quando uma equipa de 12 pessoas arrancou com a limpeza das ruas, desde a Praça da República até aos Aliados.

Só do desmantelamento dos carros alegóricos que cada faculdade prepara para o momento do cortejo – e que tem lugar nos Jardins do Palácio de Cristal – resultaram cerca de 14,5 toneladas de resíduos, dos quais 98% foram encaminhados para reciclagem e 2% para valorização energética. Números que superam os do ano passado, quando a Porto Ambiente recolheu 11 toneladas de madeira e 700 quilos de monstros não metálicos.

Ao cair da noite já poucos vestígios se viam da passam dos estudantes pelo centro do Porto, uma operação que terminou por volta das 22 horas. Esta ação é um dos vértices da operação da empresa municipal que, todas as madrugadas, deixa também totalmente limpa o Queimódromo que, até sábado, recebe os concertos da Queima das Fitas.