Mobilidade

Corrimãos instalados nas ruas da Foz Velha para facilitar a acessibilidade pedonal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Está concluída a empreitada de instalação de corrimãos num conjunto de ruas da Foz Velha. A intervenção teve como prioridade melhorar a acessibilidade pedonal e a mobilidade dos moradores.

Os trabalhos, sob gestão da empresa municipal Gestão e Obras do Porto – GO Porto, beneficiaram um total de 14 arruamentos: Travessa dos Olivais, Rua de Santo Antonino, Rua do Bom Jesus, Rua de Santa Senhorinha, Travessa Alegre, Rua da Quinta, Rua da Beneditina, Calçada da Serrúbia, Viela da Senhora da Lapa, Escadas da Igreja, Travessa do Passeio Alegre, Rua do Sacramento, Travessa do Sacramento e escadas na Rua de Duarte Barbosa.

O histórico de dificuldades e de reclamações era longo, com as ruas estreitas e de declive acentuado a colocarem um desafio diário aos residentes daquela zona.

Assim, na fase inicial da obra, foram identificados os pontos de carência, num diagnóstico que dividiu as ruas a intervencionar segundo três graus de prioridade: inexistência de corrimãos e guarda corpos em acessos de escadas públicos; inexistência de corrimãos em ruas com grande inclinação; e substituição de corrimãos existentes.

Depois, os corrimãos foram produzidos em fábrica, cada um adaptado à configuração e topografia de cada arruamento.

O plano de promoção de mobilidade visou melhorar a acessibilidade aos edifícios e ao percurso das ruas, assim como garantir uma melhor qualidade de vida aos moradores da Foz Velha, numa intervenção pouco evasiva para não descaracterizar esta zona histórica da cidade do Porto.

Com uma duração inferior ao tempo inicial estimado de 245 dias, a obra correspondeu a investimento municipal que rondou os 115 mil euros.