Sociedade

Corrida de São Silvestre conta com 15 mil inscritos de 37 nacionalidades

  • Notícia

    Notícia

#Porto_Ponto_S_Silvestre_06.jpg

Porto.

São esperadas cerca de 15 mil pessoas de 37 nacionalidades para correr ou caminhar naquela que é considerada a maior "São Silvestre" do país. Marcada para 30 de dezembro, a prova assinala nesta edição 25 anos e tem início às 18 horas.

Com partida e chegada na Avenida dos Aliados, a Liberty Seguros S. Silvestre Cidade do Porto passa por várias ruas emblemáticas da cidade e é composta, como habitual, por uma corrida de 10 km e uma caminhada de cinco.

Na apresentação da iniciativa que decorreu ontem, e na qual participou Nuno Lemos, administrador da Porto Lazer, a organização destacou como favoritos o sportinguista Rui Pedro Silva e, na elite feminina, o nome da bracarense Marta Martins.

Foi anunciado que no próximo ano será lançado um Troféu Ibérico para encontrar novos valores e criar dinâmicas entre Portugal e Espanha. O primeiro ano de atribuição do novo galardão, de periodicidade trienal, será 2021. Martín Fiz, um dos expoentes da história do atletismo espanhol, campeão do mundo e campeão europeu de maratona, será o embaixador.

O momento da conferência de imprensa foi aproveitado para homenagear os vencedores das 24 edições anteriores, destacando-se Rui Pedro Silva, atleta que mais vezes venceu a prova: terminou em primeiro oito vezes, seis das quais consecutivamente (2009 a 2014), bem como em 2016 e 2017. A campeã olímpica Fernanda Ribeiro foi a maior vencedora do lado das senhoras, tendo conquistado o primeiro lugar do pódio em 1998, 2000, 2001 e 2010. Na edição do ano passado, foi Salomé Rocha quem alcançou a vitória feminina.

A organização sublinhou as prestações desportivas no atletismo de Domingos e Dionísio Castro. Domingos Castro teve a sua maior conquista na obtenção de um segundo lugar nos 5.000 metros nos Campeonatos do Mundo de Roma, em 1987. Dionísio Castro é detentor ainda hoje do recorde europeu nos 20.000 metros, estabelecido em 1990 em La Fleche, França, com a marca de 57.18,04 minutos.

A homenagem estendeu-se também a José Regalo, Mónica Gama, Carlos Monteiro, Conceição Ferreira, Paulo Catarino, Marina Bastos, Leonor Carneiro, Rui Silva, Jéssica Augusto, Sara Moreira, Salomé Rocha, Catarina Ribeiro, Filomena Costa e Rui Teixeira, que marcaram presença na apresentação do evento deste ano.

Quilómetros que são solidários

A 25.ª Liberty Seguros São Silvestre Cidade do Porto terá uma vertente solidária com uma recolha de alimentos para a instituição Legião da Boa Vontade (LBV). No levantamento do dorsal (no Alameda Shopping), os participantes podem levar o seu contributo [enlatados, arroz, açúcar, massa, bolachas, comida de bebé (papas), azeite, óleo, entre outras coisas], de modo a que a LBV distribua por aqueles que mais necessitam nesta quadra natalícia.

A prova está integrada na Programação de Natal e Passagem de Ano e é organizada pela Runporto, com o apoio da Câmara do Porto. Como é habitual neste género de grandes iniciativas, o Município preparou um plano especial de mobilidade, num esforço de obter condições de segurança e de circulação e recomenda o uso de transporte público para aceder à Baixa da cidade.