Mobilidade

Corredor BUS de alta qualidade da Av. Fernão de Magalhães abre à circulação na segunda-feira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_faixa_bus.jpeg

Porto.

Os autocarros vão retomar a circulação na Avenida de Fernão de Magalhães, através do Corredor de Autocarros de Alta Qualidade (CAAQ), já na próxima segunda-feira, dia 20.

O CAAQ consiste numa via de duplo sentido, destinada ao uso exclusivo do transporte público e munida de um sistema de semáforos de última geração que prioriza a passagem dos autocarros em detrimento dos restantes veículos. As paragens serão igualmente de última geração no que diz respeito às condições informação, conforto e assistência à viagem para o passageiro, e também serão sobrelevadas, facilitando assim o acesso dos utilizadores ao interior dos autocarros.

Neste corredor, a circulação dos autocarros será considerada como o movimento principal, e brevemente os autocarros poderão mesmo comunicar com a infraestrutura, garantindo sempre a prioridade no seu movimento, bem como informação atualizada e em tempo real em todas as paragens na extensão do CAAQ.

Com a abertura do CAAQ à circulação dos autocarros, vários serviços da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto retomam, a partir de segunda-feira, o seu percurso habitual na Avenida de Fernão de Magalhães: as linhas 300, 305 e 401 voltam a fazer o percurso normal, às quais se juntará a linha 800 que terá um novo trajeto entre a Praça das Flores e o Campo 24 de Agosto, passando a utilizar o CAAQ de Fernão de Magalhães e beneficiando das melhores condições de circulação e maior rapidez.

Em período de hora de ponta estarão garantidas 20 circulações/hora/sentido neste corredor, correspondendo a uma frequência média de 1 autocarro a cada 3 minutos. A circulação no CAAQ garantirá uma redução do tempo de viagem, permitindo que cada passageiro poupe mais de 4 minutos por viagem, o que corresponde a uma poupança anual de cerca 112 euros, considerando as estimativas de valor do tempo por passageiro em autocarro urbano.