Cultura

Coro Polifónico da Lapa dá recital na Quinta de Bonjóia

A música coral instala-se na Quinta de Bonjóia na tarde de domingo, 17 de setembro, com um recital pelo Coro Polifónico da Lapa (CPL). Sob direção do maestro Filipe Veríssimo e acompanhada ao piano por Tiago Ferreira, a formação atua a partir das 17 horas. A apresentação é de entrada livre, até à limitação do espaço.

O recital decorre no âmbito dos Ciclos de Música promovidos pela Câmara do Porto e o Curso de Música Silva Monteiro, realizados em vários espaços municipais.

Formado em 2000 (ano Bach) pelo cónego Ferreira dos Santos, o CPL tem-se destacado na promoção da música sacra/litúrgica, seja em concertos ou na participação em cerimónias religiosos, designadamente na missa dominical do meio-dia na Igreja da Lapa. O grupo interpreta desde o canto gregoriano a repertórios dos nossos dias, dando especial relevo aos compositores portuguesas.

Este recital está inserido na temática dos ciclos de música 2017 da Quinta de Bonjóia, que este ano é dedicado à música coral. Neste âmbito, estão já programadas mais duas audições, ambas às 17 horas: no dia 24 de setembro, atua o Ensemble Vocal Pro Música; no dia 1 de outubro é a vez do Coro dos Pequenos Cantores do Conservatório de Música do Porto.

Com a iniciativa, pretende-se oferecer à cidade uma programação variada, em estilos diferenciados, de modo a abranger públicos de todas as idades. Pretende-se, também, apresentar novos músicos e criar interação e diálogo entre as diferentes expressões artísticas.

Recitais de Música (17 horas) na Quinta de Bonjóia:

17 de setembro - Coro Polifónico da Lapa - maestro Filipe Veríssimo

24 de setembro - Ensemble Vocal Pro Música - maestro José Manuel Pinheiro

1 de outubro - Coro dos Pequenos Cantores do Conservatório de Música do Porto - maestro João Pedro Fernandes