Sociedade

Coro Metropolitano apresenta espetáculo com vozes dos 17 municípios da AMP

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

coro_metropolitano-696x465.jpg

DR

O Cor(p)o Metropolitano apresenta-se pela primeira vez ao vivo, no dia 2 de outubro, na Praça Progresso, em Espinho, pelas 21h30. Um espetáculo único dedicado a mapear o território da Área Metropolitana do Porto (AMP), promovendo o sentido identitário e o sentimento de pertença a um território comum, a partir do trabalho vocal e da prática artística colaborativa.

Um coro polifónico e intermunicipal, composto por grupos amadores dos 17 municípios da AMP, entre os quais, o Porto, contará com cerca de 350 pessoas, com idades entre os 9 e os 90 anos.

“Entre setembro e dezembro de 2021, foram muitos os que responderam ao apelo e participaram com a AMP no desenho e na concretização de um percurso de 17 dias, feito de momentos de contemplação, de reflexão, de descoberta, de diversão, de aprendizagem e de criação irrepetíveis, uma convocatória alargada ao trabalho em rede e à fruição do território como um todo”, lembra a equipa de coordenação MATER 17 – projeto em rede, promovido pela AMP e dentro do qual nasceu este Cor(p)o Metropolitano.

No espetáculo vão ser apresentados nove temas originais, construídos a partir das histórias e tradições locais, num processo de composição colaborativo e desenvolvido com a participação ativa de todas as comunidades.

“Durante a pandemia, com ajuda dos suportes vídeo e o entusiasmo de todos os participantes, criamos 17 espetáculos únicos, em cada um dos municípios, mas o objetivo sempre foi juntá-los no mesmo palco”, refere Mauro Rodrigues, autor e coordenador do Cor(p)o Metropolitano, em comunicado.

A “Canção” Cor(p)o Metropolitano canta e junta, em modo de hino coletivo, os municípios que constituem a AMP: Porto, Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

A entrada para o espetáculo é livre, sujeita à lotação do espaço e feita por ordem de chegada.