Sociedade

Cores quentes para dias frios no Mural Coletivo da Restauração

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Os 14 módulos da parede de sustentação dos Jardins do Palácio de Cristal têm decoração renovada, exibindo os novos trabalhos selecionados no âmbito do Programa de Arte Urbana.

A convocatória para as intervenções artísticas estabelecia a utilização de uma paleta comum a todos os autores, de forma a criar uma homogeneidade visual no mural. Para esta versão, sugeriam-se as cores quentes, uma forma de dar calor e amenizar os dias frios que se vivem.

Os projetos agora exibidos no Mural da Restauração são assinados por Inês Arisca, Pablo Cidad, André Eiras, Paula Rezende, Gustavo Carreiro, Rute Costa e Sphiza (Filipa Fonseca), e foram selecionados de entre 24 propostas de um total de 22 artistas de cinco nacionalidades, todos residentes em território nacional, por um júri especializado liderado pelo artista Hazul e que contou ainda com Patrícia Costa e Miguel Sousa.

Esta é uma intervenção rotativa, de caráter anual. Como ajuda de custos à produção são atribuídos 750 euros por intervenção/proposta selecionada (de dois ou quatro módulos).

O Programa de Arte Urbana do Porto é promovido pela autarquia desde 2014. Pretende contribuir para a divulgação e sensibilização da produção criativa da arte urbana, incentivando a sua prática num enquadramento institucional autorizado e tornando esta expressão artística numa experiência do dia a dia, capaz de transformar a paisagem urbana.

Entre obras de caráter efémero ou permanente, foram já realizadas mais de 80 intervenções artísticas no espaço público da cidade do Porto.