Cultura

Coreógrafo Mårten Spångberg organiza novo curso dos Colectivos Pláka

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

soo_hwan_park_colectivo_pláka.png

Soo-Hwan Park

The Climate, The Worry, The Dance (A crise climática, a inquietação, a dança) é o título do próximo curso dos Colectivos Pláka, organizado pelo escritor e coreógrafo multidisciplinar Mårten Spångberg, que terá lugar na Galeria Municipal do Porto em dois momentos – entre 28 de setembro e 1 de outubro e entre 12 e 15 de outubro.

O curso tomará a forma de processo de investigação guiado, sublinhando relações e ações em que espírito, corpo e mente são entendidos como fundamentais na luta contra a preocupante crise climática. Pensado para desfazer mundos, através das chamadas práticas pré-figurativas, a iniciativa propõe iniciar processos de construção de mundos, alterando a representação dos corpos e as suas metamorfoses; a relação entre indivíduos e tecnologias; a relação entre os corpos e a Terra. Para além de Mårten Spångberg, The Climate, The Worry, The Dance contará com a participação das coreógrafas e bailarinas Anne Juren e Hana Lee Erdman.

Destinado a performers e pessoas que trabalhem no campo da dança ou com um particular interesse pelo corpo e as suas ações, a inscrição neste curso decorrerá no início de setembro. Com um valor de 50€ por pessoa, a participação está limitada a 20 participantes.

Organizados pela Galeria Municipal do Porto no âmbito da plataforma municipal de apoio à arte contemporânea Pláka, os Colectivos Pláka são grupos de pensamento, discussão e ação sobre a sociedade, cultura e arte contemporânea estruturados em forma de cursos e workshops. Em 2022, para além deste curso, em maio, realizou-se o primeiro curso do ano, Desejos compulsivos: a extração de lítio, o crescimento ilimitado e a auto-otimização, organizado pela arquiteta Marina Otero Verzier. Mais informações podem ser consultadas no website da plataforma Pláka.