Educação

Cordoaria encheu-se de cor e alegria na Bênção das Pastas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Largo Amor de Perdição, na Cordoaria, encheu, este domingo, para acolher a missa da Bênção das Pastas. Milhares de estudantes, devidamente trajados e com as cores dos respetivos cursos, deram cor e alegria a uma cerimónia sempre carregada de alguma emoção por parte das respetivas famílias.

A tradição voltou a cumprir-se, numa cerimónia presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda, à qual também assistiu o secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, a vereadora da Juventude, Catarina Araújo, o reitor da Universidade do Porto (U.Porto), António Sousa Pereira, e a presidente da Federação Académica (FAP), Ana Gabriela Cabilhas, entre várias individualidades da vida académica e de instituições da cidade.

"Ver estas capas todas é um espetáculo belo, entusiasmante, que se grava nos olhos e no coração", afirmou, durante a homília, o bispo do Porto, não esquecendo que a cerimónia coincidia com o dia da mãe. "Neste dia da mãe, um imenso obrigada a todas as mães que deram os seus filhos à Igreja e ao Mundo para harmonizar a sociedade e a tornar mais justa e mais habitável", disse.

Momento alto da cerimónia foi a bênção final aos estudantes. "Os vossos cursos são uma via aberta para o futuro e um grande instrumento para a vossa realização pessoal", concluiu D. Manuel Linda.

A Queima das Fitas prossegue durante a semana, com destaque para o tradicional Cortejo, que se realiza esta terça-feira e para o qual estão previstos alguns condicionamentos de trânsito na baixa.