Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto fica protegida pelo programa Porto de Tradição
Notícia

A UNICEPE - Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto viu hoje aprovado em reunião de Câmara o seu reconhecimento como loja do Porto de Tradição. O programa municipal que protege lojas históricas passa agora a contabilizar 86 estabelecimentos e entidades.
O Executivo Municipal aprovou hoje por unanimidade o reconhecimento desta candidatura, proposto pelo vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente.
Como refere o documento, em sede de consulta pública não houve pronúncias e a Junta de Freguesia onde se encontra localizada a UNICEPE também não levantou nenhum óbice a que a proteção fosse atribuída. Isto já numa fase subsequente à avaliação da equipa técnica e à audição da comissão de acompanhamento, ambas com parecer positivo.
Com a finalidade de preservar a identidade histórica do comércio da cidade, o programa Porto de Tradição tem regulamento próprio e também um fundo de apoio associado.
Depois de a última votação ter incluído quatro estabelecimentos (Leitaria Quinta do Paço, Café Aviz, Casa dos Neves, Peninsular - Papelaria & Artes Gráficas), a entrada da UNICEPE - Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto foi a única a ir a esta reunião de Câmara.
O Porto de Tradição protege atualmente 86 estabelecimentos (incluindo três entidades, nomeadamente Teatro Sá da Bandeira, Orfeão do Porto e agora a UNICEPE).