Educação

Cooperação e diálogo são o futuro da relação da cidade com o Politécnico do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Na tomada de posse do novo presidente do Instituto Politécnico do Porto (IPP), Paulo Pereira, o presidente da Câmara do Porto sublinhou a “pertinência e até indispensabilidade da colaboração entre Cidade e Ensino”.

Numa cerimónia que decorreu no Auditório Magno do ISEP, Rui Moreira começou por dirigir-se ao novo presidente do IPP, elogiando a “excelência com que cumpriu a presidência da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, bem como a presidência da Execução do Plano e Orçamento do Conselho Geral do Politécnico do Porto e de muitos outros cargos de gestão”. “Não me deixa qualquer dúvida de que o Instituto Politécnico do Porto terá uma liderança forte e capaz, que fará Futuro”, acrescentou.

“Também com o objetivo de fazer Futuro, o Município do Porto encontra-se absolutamente disponível para a cooperação e diálogo com o Politécnico do Porto nos diversos domínios especializados do conhecimento, como sugeria, então, o documento programático da candidatura do agora Presidente deste Instituto”, frisou Rui Moreira.

Aliás, sublinhou o autarca, “estamos totalmente de acordo quanto à pertinência e até indispensabilidade da colaboração entre Cidade e Ensino”, elegendo domínios “como a Cultura, o Desenvolvimento Sustentável, a Coesão Social e Territorial, entre outros.”

“A Cidade e o IPP estão intimamente ligados. Um excelente exemplo da relevância da nossa cooperação é o recentemente inaugurado Parque da Asprela, fruto do esforço conjunto da Câmara Municipal, da Universidade do Porto e do Politécnico do Porto”, recordou Rui Moreira. “Este parque urbano de excelência oferece à cidade um pulmão verde com mais de 6 hectares, que une todo o campus universitário da Asprela”, lembrou.

O presidente da Câmara do Porto deu ainda o exemplo da “recente disponibilização de um edifício municipal, na Rua da Bainharia, à Federação Académica do Porto, destinado à cedência de um serviço de alojamento a estudantes com carências económicas”, descrevendo este projeto pioneiro como simbólico do “investimento do Município nas relações com as Instituições do Ensino Superior e com os próprios estudantes – ativos de valor inestimável para a cidade.”

“Nunca é demais dizer que o IPP é, como muito do que existe nesta região, o maior instituto politécnico do país. Dispõe de uma oferta formativa vasta, diversificada e de excelência, em áreas disciplinares variadas, como Saúde, Media e Design, Tecnologia e Gestão, Educação e Engenharia, entre muitas outras”, concluiu Rui Moreira, numa cerimónia presenciada ainda pelo reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, pelo presidente do Conselho Geral do Politécnico do Porto, Francisco Assis, e pelo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, António Cunha.